Semscs disponibiliza teleatendimento psicológico para servidores

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) está disponibilizando aos seus servidores, que estão na linha de frente do combate à proliferação do novo coronavírus, teleatendimento psicológico para apoio e orientação durante o período de isolamento social.

Desde o início dos decretos governamentais que trouxeram restrições ao funcionamento dos serviços e comércio, bem como implantaram medidas de isolamento e distanciamento social, a Semscs tem participado – com a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas – e coordenado, diariamente, a força tarefa de fiscalização integrada para assegurar o cumprimento das medidas. Participam da força tarefa, também, a Vigilância Sanitária e a Polícia Militar de Alagoas.

“Este atendimento não é psicoterapêutico, mas sim um acolhimento no qual o servidor terá o apoio, orientação e aconselhamentos pertinentes a sua demanda, assim como possíveis encaminhamentos. Os atendimentos serão feitos no sentido de aliviar um pouco as angústias e buscar, junto com o servidor, meios positivos de lidar com as mudanças psicossociais trazidas pela quarentena”, esclarece a psicóloga Polyana de Oliveira Guimarães, responsável pelo atendimento.

A profissional é psicóloga clínica, psicoterapeuta breve e ludoterapeuta. Também é especialista em Elaboração e Avaliação de Políticas Públicas; e em Avaliação Psicológica.

“Os cuidados iniciam na adoção de medidas de prevenção ao contágio pela covid, com orientações, uso de equipamentos de proteção individual e desinfecção dos prédios e viaturas, entre outras práticas. Além disso, oferecer esse tipo de apoio e acolhimento também é importante para a saúde dos nossos servidores”, reforça o titular da Semscs, Enio Bolivar.

Como funciona

Visando diminuir os desgastes psicológicos, a SEMSCS está disponibilizando para seus servidores um atendimento psicológico emergencial por meio de chamada telefônica, onde a psicóloga Polyana Guimarães estará ouvindo os servidores de forma profissional e ativa. O número do telefone para atendimento será divulgado internamente aos servidores e já começa a funcionar na próxima semana.

Ascom Semscs

Compartilhar

Publicar comentário