Semscs intensifica segurança em escolas municipais do Benedito Bentes

A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) apresentou nessa terça feira (05) o plano de ação, intitulado ‘Segurança nas Escolas’, com o objetivo de evitar que ocorram casos de violência dentro das unidades de ensino. A operação foi iniciada há alguns dias, com a publicação da portaria nº 126, de 24 de novembro, que determinou o reforço da segurança nas escolas públicas municipais, localizadas no bairro do Benedito Bentes.

Para a diretora da creche-escola Ana Carolina, professora Sirleide Leite, o plano apresentado é de suma importância. Ela tem participado das reuniões e partilhado as informações com sua equipe. “Nossa região é muito vulnerável, nos preocupamos com as professoras, os funcionários e, principalmente, com a segurança de nossas crianças. Essa situação de violência afeta a todos psicologicamente a todos, mas, estou confiante porque já vemos um resultado imediato porque já chegou uma agente da Guarda, estamos nos sentindo mais seguros”, revela.

No primeiro momento, foram atendidas sete escolas nas quais foi constatada situação de maior vulnerabilidade. Com o plano, serão atendidas dezenove unidades de ensino, incluindo uma no bairro da Levada e outra no Eustáquio Gomes. Entre as ações já implantadas, estão a permanência de guardas na porta para evitar a entrada de pessoas suspeitas e uma maior frequência de rondas ostensivas.

O titular da Semscs, coronel Ivon Berto, destacou que o principal objetivo da prefeitura de Maceió é proporcionar a professores e alunos segurança para que desenvolvam suas atividades. “A educação é prioridade para o prefeito Rui Palmeira e não vamos tolerar violência contra as escolas. Por isso, é importante a união de todos esses órgãos, irmanados num mesmo objetivo em busca de soluções para trazer essa sensação de segurança que a sociedade tanto almeja”, ressalta.

Posteriormente, a empresa de segurança Servipa vai instalar câmeras nas proximidades e reforçar as que já estão no interior das unidades. Por meio de aplicativo, será possível aos diretores e órgãos de segurança fazerem o videomonitoramento de cada escola. Será criado um Comitê de Gestão Integrada, formado por integrantes dos órgãos envolvidos, que vai gerir as ações e traçar os procedimentos a serem adotados.

O plano foi elaborado após uma série de reuniões realizadas pela Semscs para ouvir as necessidades, debater outras questões pertinentes e definir a participação dos órgãos parceiros. Entre os participantes, estiveram o titular da Semscs, Ivon Berto, acompanho do inspetor geral da Guarda Municipal, Edson Cavalcante e do coordenador geral de Tecnologia da Informação, coronel Luciano de Alcântara; assessores e secretário adjunto da Secretaria Municipal de Educação (Semed), João Carlos Barbirato; diretores de escolas públicas municipais; representantes do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal); Bruno Melo, do Conselho Tutelar; representantes da empresa de Serviços de Vigilância Patrimonial (Servipa); vereadora Tereza Nelma, representando a Câmara Municipal de Maceió; o capitão José Otávio Ferreira e o tenente-coronel Silvestre, do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc); Jonas Cavalcante Guimarães, presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos; e Jamil Cordeiro de Araújo Filho, superintendente de Prevenção à Violência e Promoção da Cidadania, além da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Ascom Semscs