Senasp oferece cursos gratuitos para guardas municipais

A Rede EaD Senasp disponibiliza um ambiente virtual de aprendizagem com oferta de cursos à distância exclusivos para profissionais da Segurança Pública. Os guardas municipais devem fazer o cadastro no novo sistema para ter acesso aos cursos e atividades de capacitação disponibilizados, gratuitamente, pela rede. O cadastro vai ser liberado em datas definidas por unidade da Federação. Em Alagoas, o período será de 6 a 8 de agosto.

A coordenadora de Ensino e Instrução da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Lucinéia da Silva, fala sobre a importância desta ferramenta. “É importante que todos os guardas façam esse cadastro ou atualizem os dados existentes no prazo proposto. Dessa forma, eles vão poder aprender e se capacitar. Outro ponto importante é que a Secretaria está à disposição para ajudar no cadastro, caso o servidor tenha alguma dificuldade e não consiga fazer”, disse.

Com o cadastro finalizado, os agentes terão acesso aos diversos cursos EAD podendo se capacitar e se aperfeiçoar cada vez mais. No site estarão disponíveis cursos, como Ações para o Controle de Armas, Análise Criminal, Atendimento as Mulheres em Situação de Violência, Busca e Apreensão, Educação Para o Trânsito, Concepção e Aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente, Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Gerenciamento de Crise e Integração das Normas Internacionais de Direitos Humanos na Área de Segurança Pública.

Senasp é a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça, que tem como competência assessorar na definição, implementação e acompanhamento da Política Nacional de Segurança Pública e dos Programas Federais de Prevenção Social e Controle da Violência e Criminalidade, além de outras atribuições.

O novo ambiente ocorrerá por meio do Moodle, plataforma de ensino aberta, sendo a mais utilizada no mundo para esse fim. Os cadastros dos profissionais serão realizados por meio do Sistema Nacional de Informação de Segurança Pública (Sinesp) e o acesso ao EaD SENASP será unificado por aquele portal.

Como fazer a inscrição

O servidor deve fazer seu cadastro no link disponibilizado pela plataforma. É necessário acessar o link https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-cadastros/public/precadastro_envio_link.jsf para efetuar o cadastro e ter acesso aos cursos. Os cursos da Rede EaD SENASP são exclusivos para profissionais da Segurança Pública e o cadastro é feito somente no período de inscrições.

Fonte: Secom Maceió