Sindguarda/AL cobra inclusão dos guardas no Programa Estadual de Imunização contra a Covid-19

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) encaminhou um ofício ao governador Renan Filho (MDB) e ao secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres, solicitando que os guardas municipais sejam incluídos no grupo prioritário no Programa de Estadual de Imunização contra a Covid-19.

De acordo com Carlos Pisca, presidente do Sindguarda, a solicitação foi realizada tendo em vista a atuação dos guardas municipais em todo o estado, que estão nas ruas trabalhando. “Os guardas estão na linha de frente no combate ao coronavírus, dando assistência à população e às secretarias de saúde”, afirmou.

O Sindguarda também encaminhou ofício ao prefeito de Maceió, JHC (PSB), e ao secretário de Saúde da capital, Pedro Madeiro. Carlos Pisca explicou ainda que foram enviados ofícios aos prefeitos e secretários de saúde das cidades que possuem Guarda Municipal regulamentada.

Em âmbito nacional, a Federação Nacional de Sindicatos dos Guardas Municipais (Fenaguardas) entrou em contato com o Ministério da Saúde para garantir que os guardas municipais sejam imunizados. Em circular do Ministério da Saúde, Nº 57/2021/SVS/MS, do dia 12 de março, consta que os guardas municipais estão incluídos no grupo prioritário para receber a vacina contra a Covid-19.