SINDGUARDA-AL participa de audiência sobre Segurança Publica em Girau do Ponciano

O representes sindicais do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas, Charles Sanches e Nilton Filho, participaram na última quinta-feira (14) de uma audiência sobre Segurança Publica no município de Girau do Ponciano. A audiência convocada pelo Poder Judiciário através do Juiz da cidade, Dr. Jairo Xavier, teve como objetivo esclarecer alguns pontos sobre a segurança publica no município.

36ed9056-397c-4f30-ac79-faef5641d967

Além de representantes sindicais, participaram da audiência o Juiz Jairo Xavier, o prefeito de Girau do Ponciano, Fábio Rangel (PSD), o presidente do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) Antônio Carlos, o Comandante da PM-AL: Coronel Sampaio, o comandante do Batalhão Regional, tenente coronel J. Cláudio, o secretários Adjunto, coronel Vinicius e Dr. Delanio, o Delegado Geral da Polícia Civil: Dr. Paulo Serqueira, o Delegado do DPJ3: Mario Jorge,Delegado Regional: Gustavo Xavier, vereadores de Girau e de outras cidades, além da Imprensa local e de toda Sociedade Civil Organizada: ONGs e movimentos sociais.

Durante o encontro realizado no Fórum da cidade, Charles Sanches esclareceu duvidas da população que estava presente no plenário sobre o uso do porte da arma de fogo recém aprovado e sobre as competências e atribuições da Guarda Municipal de acordo com Lei 13.022/2014.  Sanches também falou sobre a integração da Guarda Municipal com Polícia Civil e Militar. Aproveitando o momento oportuno, o prefeito de Girau do Ponciano, assinou o projeto de Lei da Corregedoria e Ouvidoria, encaminhando o mesmo para as mãos do presidente da câmara, José Lima Maurício (PSDB), tendo já convocado uma sessão para próxima segunda-feira (18), onde será analisado o projeto para a aprovação da Guarda Municipal de Girau.

Outro ponto importante discutido durante a audiência foi o vídeo monitoramento da cidade, tendo a Guarda Municipal toda a responsabilidade. De acordo com Charles Sanches, já está sendo feita a licitação de compra das câmaras que serão usadas. A população ainda cobrou dos representantes do SINDGUARDA-AL, a presença dos GMs em alguns povoados perigosos do município, porém, em tese, Charles Sanches destacou a falta de estrutura dos Gurdas Municipais de Girau do Ponciano. “Enquanto todos os Guardas estiveram sem o porte legal da arma de fogo, ficará difícil o acesso a esses povoados. Temos que trabalhar com o suporte o suficiente para da segurança a toda população.” Destaca o representante Sindical.