SINDGUARDA – AL se reúnem com novo secretário da SEMSCS

Os diretores do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas tiveram na manhã desta terça-feira 17 com o secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), coronel Ivon Berto.

sind

Durante a reunião que aconteceu na sede da Guarda Municipal de Maceió, no conjunto Joaquim Leão, no Vergel do Lago, vários assuntos como a reestruturação física do prédio Guarda Municipal foram discutidos.  Hoje a sede, localizado no Vergel do Lago, não oferece condições para o desempenho das funções dos Guardas, onde a maioria dos ar-condicionados encontram-se quebrados, a exemplo do vídeo monitoramento recepção e outros setores da secretaria.

O alojamento, por exemplo, também não oferece condições necessárias para a categoria, o único bebedouro da sede se encontra sucateado, a frota das viaturas de propriedade da Guarda Municipal também estão sucateadas sem condições de serviço.

Outro ponto discutido com o secretario foi o Ticket Alimentação para dos GMs, onde na oportunidade o presidente do sindicato, Carlos Pisca, informou ao secretário que tramita no âmbito da secretaria desde dia 20 de julho de 2015 o processo de Nº 01400066085/2015, onde o mesmo refere-se à concessão do pagamento dos Tickets pela prefeitura aos Guardas Municipais.

Ainda na oportunidade o secretário, Ivon Berto, informou que o pleito é justo e que vai dá andamento ao processo. O meso  citou exemplos da SMTT, onde os agentes de trânsito já recebem esse beneficio, segundo ele nada mais justo que os Guardas que trabalha na escala de 12 e 24 horas tenha o mesmo beneficio.

O auxilio fardamento dos GMs também foi posto em pauta durante a reunião, pois há mais de dois anos, o Guarda Municipal da capital não recebe fardamento. O secretario também foi informado pelos diretores do SINDGUARDA, que um outro processo também tramita na secretaria desde dia 20 de julho, sendo este de  Nº01400066091/2015, que trata exclusivamente do auxilio fardamento.

Ivon também se solidarizou com a solicitação e falou que na PM já existe o auxilio fardamento, que após implantado sanou um problema crônico dentro da Policia Militar e que o mesmo pode sim ser implantando na Guarda Municipal de Maceió, resolvendo de uma vez por todas a questão do fardamento. O secretário disse ainda que irá se empenhar pessoalmente com o prefeito Rui Palmeira, para que essas reivindicações venham ter êxito.

O SINDGUARDA – AL solicitou ao secretário uma reunião exclusiva para tratar sobre a Lei 13.022 (Estatuto Nacional das Guardas Municipais). Ivon Berto informou que vai criar um grupo de trabalho para inserir a Lei 13022 ao Estatuto do Guarda Municipal de Maceió,  a onde foi informado pelos diretores do sindicato que a prefeitura contratou a Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (FIPE), para a realização deste trabalho. O secretário informou que vai procurar informações na Secretaria de Administração em qual processo se encontra estas mudanças.

A direção do SINDGUARDA também solicitou do secretário que intercedesse diante da gestão para que fosse realizado o concurso publico para Guarda Municipal de Maceió, pois o último concurso para a categoria foi realizado no ano de 2000, há de 17 anos atrás. Hoje o efetivo não comporta as demandas das repartições publicas da capital.

O sindicato solicitou ao secretário que fizesse uma visita ao parque municipal para verificar a falta de estrutura física a qual os Guardas são submetidos. Na oportunidade foram entregues imagens que demonstram claramente o abandono ao quais os Guardas são submetidos.

Coronel Ivon informou ainda que vai tomar as devidas providencias junto à secretaria responsável e caso o problema não seja resolvido, irá retirar os profissionais que lá se encontram sem as devidas condições.  O mesmo ainda informou que estuda a criação de um grupamento ambiental para realizar a segurança do parque municipal.

Representantes também discutiram a questão das armas doadas pela Policia Civil, onde as mesmas encontram-se hoje sob a responsabilidades da PC , faltando  apenas a construção de um paiol para que a Guarda Municipal receba as armas. O secretário informou que vai reformar uma sala no interior da sede da Guarda Municipal para comportar todo armamento, e que logo sanando o problema deverá ser encaminhados todas as arma para a Guarda Municipal.

Para Carlos Pisca, o encontro foi proveitoso, mas que outras reuniões deveram ser feitas para cobrar a aplicação dos pontos discutidos. O mesmo disse que o sindicato ficará vigilante a todas as ações executadas pela secretaria.

Participaram da reunião o presidente do SINDGUARDA – AL, Carlos Pisca e os diretores Charles Sanches, Ricardo Silva, Nilton Filho e José Joaquim.