Sindguarda consegue junto a gestor o pagamento atrasado de dezembro da GM de Atalaia

Na manhã de hoje (17), o Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, e o Diretor Nilton Silva, estiveram reunidos com o Prefeito de Atalaia, Chico Vigário para discutir assuntos relevantes à Guarda Municipal.

Na ocasião, foram discutidas as pautas retiradas a partir de assembléia realizada na última segunda-feira (15), entre o Sindguarda e Guardas Municipais. O principal ponto da reunião foi referente ao pagamento do mês de dezembro de 2017, o qual o Prefeito garantiu que diante da necessidade e dificuldade apresentada pelo Sindguarda, pagaria o salário do servidor da Guarda Municipal hoje, e como prometido, já está disponível na conta dos guardas. Outro ponto discutido foi o terço de férias, onde foi informado pela gestão que alguns guardas já receberam ano passado, e por isso está sendo feito um levantamento para efetuar o pagamento dos demais. Já a questão do pagamento referente ao 13º de 2016 onde há alguns guardas pendentes, o gestor informou que já quitou e não há mais dívidas relativas a isso.

Os representantes do Sindguarda abordaram o Prefeito sobre a possibilidade de elevar a 100% o risco de vida da categoria, aumentando em 30%, pois o guarda de Atalaia hoje recebe 70%. Chico Vigário pediu uma nova reunião para março deste ano para discutir esse assunto, para que seja realizado um impacto financeiro e assim melhor distribuir em parcelas este aumento. Carlos Pisca afirma está confiante com relação a este percentual a mais no risco de vida dos Guardas Municipais de Atalaia, pois segundo ele, é um compromisso do Prefeito em valorizar a categoria.

O Plano de Cargos e Carreiras (PCC), previsto no Estatuto Nacional do Guarda Municipal (Lei 13022/2014), também foi tema discutido durante a reunião, onde foi solicitada a gestão a criação de uma comissão para sua elaboração. O Prefeito deu “carta branca” e informou que fosse criada esta comissão junto ao Sindguarda e a categoria, e posteriormente encaminhasse um ofício informando os nomes dos guardas que irão compor esta comissão mista do tão importante PCC. Já sobre a possível mudança na escala de serviço, o Prefeito assegurou a permanência da atual escala de 24x72horas desenvolvida pelos guardas.

Mudança de sede e Novos Fardamentos

Outra pauta importante e também retirada em assembleia foi a questão da mudança da sede da Guarda Municipal, a qual sairia da Vila de Atalaia para outro local. Os representantes do Sindguarda informaram ao gestor que a atual sede é um local acessível e apresenta as devidas condições para abrigar o guarda. Em resposta, Chico Vigário disse analisar o caso, mas a possibilidade maior é de deixar os guardas onde estão justificando a possível mudança devido a um alto valor de energia adquirido pelo prédio, o qual não pertence à Prefeitura.

Referente aos novos fardamentos, o Sindguarda foi informado pelo Prefeito que já foi feio um processo de licitação para a compra dos uniformes e em breve toda Guarda Municipal estará devidamente fardada. O gestor falou ainda da intenção de investir numa melhor estrutura para a categoria, através da compra de uma nova viatura para a guarda, tendo em vista a atual que já se encontra sucateada.

O salário de setembro de 2014, o qual o Sindguarda já havia ingressado com ação na justiça, também foi citado na reunião. Sobre o fato, Chico Vigário explicou que está aguardando a liberação dos precatórios pra realizar o pagamento, independente da ação judicial.

Segundo o Presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, esta é a forma encontrada pelo sindicato de mostrar compromisso com os Guardas Municipais no dia a dia, conseguindo esse tipo de vitória significativa para a categoria. “Só temos a agradecer e parabenizar ao Prefeito por ter nos recebido e parabenizá-lo por sua demonstração de interesse em melhorar e valorizar nossa categoria”, disse Pisca.

A Vereadora Camila Brasil também esteve presente na reunião e se colocou a disposição dos guardas para assuntos de interesse da categoria, sendo a ponte entre sindicato e servidores. O Sindguarda agradece o apoio da mesma, por também ter conseguido agendar tão breve esta importante reunião com a gestão.

Ascom Sindguarda/AL