Sindguarda participa de solenidade e faz reivindicações pela guarda em Jequiá da Praia

Carteiras funcionais dos guardas municipais foram entregues em uma solenidade que aconteceu na quarta-feira (8), na Câmara Municipal do município de Jequiá da Praia. As carteiras são uma conquista do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) e dos vereadores do município.

No evento, estiveram presentes representantes do Sindguarda, todos os vereadores, boa parte dos secretários municipais e a prefeita Janine Beltrão. “A conquista da carteira funcional foi uma vitória do Sindguarda e dos vereadores, pois os vereadores fizeram um rateio entre eles, e o Sindicato também ajudou, para que pudessem ser confeccionadas as carteiras de todos os guardas”, afirmou a direção do Sindguarda.

Reunião com a prefeita

Após a solenidade, representantes do Sindicato estiveram reunidos com a prefeita Janine Beltrão e o presidente da Câmara, Manoel, para fazer reivindicações por melhorias para a categoria. A gestora se comprometeu a entregar – no prazo de 45 dias – duas fardas para cada guarda do município.

Na ocasião, o Sindguarda apresentou para a prefeita e o vereador outras pautas, dentre elas, a criação do estatuto próprio da guarda municipal, da ouvidoria, da corregedoria, a aprovação do código de ética, uma sede para a guarda, além de cursos de formações, para que o guarda possa portar arma.
A prefeita disse que vai procurar os meios necessários para que possa qualificar os guardas para o porte de arma.

Foi explicado a ela que apesar do município ter menor de 50 mil habitantes, os guardas podem ser contemplados com o porte de arma por conta de uma decisão do Ministro Alexandre de Moraes, que colocou todas as guardas municipais no mesmo patamar, ou seja, o guarda de Jequiá da Praia tem o mesmo direito dos guardas de Maceió. Então, eles podem andar armados por 24 horas, estando ou não em serviço.

Risco de vida

Durante a reunião, o Sindguarda debateu com a prefeita sobre o percentual de risco de vida aos guardas. Ela solicitou do Sindicato que fosse realizado um protocolo de todas as reivindicações, na Prefeitura. Janine Beltrão disse, ainda, que vai avaliar a questão e, no prazo de 30 dias, convocará uma nova reunião com os guardas e o Sindguarda para apresentar um percentual de risco de vida para a categoria, que hoje não tem nada.

“A partir de agora foi selado um elo político entre os guardas municipais, o Sindicato, e o poder executivo e o poder legislativo em prol da guarda municipal. Só temos que agradecer ao Manoel, presidente da Câmara, que sempre foi a ponte entre o executivo e o Sindguarda, e também agradecer a prefeita Janine Beltrão pelo empenho e boa vontade em atender os pleitos da categoria através do Sindguarda. Vamos ficar no aguardo sobre o posicionamento dela nos próximos 30 dias e, posteriormente, nós vamos nos pronunciar novamente à categoria”, afirmou a direção do Sindguarda.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda