Sindguarda realiza assembleia e delibera propostas sobre reajuste salarial

Na manhã de hoje (16), a direção do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), se reuniu com os guardas municipais para debater algumas propostas que serão levadas á gestão.

Na oportunidade foram discutidas entre sindicato e guardas municipais as propostas de reajuste salarial, condições de trabalho e progressões por mérito e titulações, as quais serão apresentadas durante as negociações com a Prefeitura de Maceió. Ficou deliberada por unanimidade a seguinte proposta: a categoria abrir mão do reajuste salarial de 2018 e das perdas, e os padrões e as titulações serem pagas no próximo ano, desde que todos sejam enquadrados na tabela de 40 horas do nível médio.

Os pontos debatidos na reunião de ontem entre Sindguarda e o titular da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Coronel Ivon Berto, também foram repassados aos guardas presentes na assembleia. Tais como: apresentação de escala antes de sua publicação; condições de trabalho dos agentes – onde o mesmo garantiu que será feita uma reforma no quartel – aquisição de novos fardamentos (segundo Ivon já está sendo feito), e porte de armas.

Sobre o porte de armas o Diretor da Semscs disse que a secretaria está contratando uma empresa para capacitar os guardas. Diante desta informação, o Sindguarda se manifestou de forma contrária a esta decisão, solicitando da secretaria a criação do centro de formação, com instrutor da própria entidade, pois entende que esta é a forma mais justa e rápida para habilitar os guardas ao porte.

Durante a assembleia, o economista Diogo Vasconcelos, explicou aos Guardas Municipais as soluções sobre o fundo financeiro e seus benefícios para os servidores, bem como os prejuízos que podem trazer através das receitas da prefeitura. Segundo Diogo, seu objetivo é lutar junto aos sindicatos para a capitalização da previdência.

Outros pontos da reunião

Alguns Guardas Municipais fizeram uso da palavra e apresentaram algumas sugestões ao sindicato visando um melhor desempenho de resultado das assembleias, tais como visitar as bases, realizar aquartelamentos e fazer mobilizações em todos os eventos onde o Prefeito esteja presente.

A questão do concurso público também foi apresentada durante a reunião, onde o Presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, afirmou que estão tentando através do Ministério Público, forçar a prefeitura a cumprir o que está previsto na Lei 13022, e convocar um número suficiente de efetivo, que seria de dois mil homens, tendo em vista a quantidade de habitantes.

Uma nova assembleia unificada será realizada na próxima segunda-feira (21), ás 9:00 horas no Clube Fenix, com a presença de todos os sindicatos e nela tirar todos os encaminhamentos.

Ascom Sindguarda-AL