Sindguarda reivindica melhorias para a GM de Palmeira dos Índios

O Presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca esteve reunido nesta terça-feira (19) com a gestão de Palmeira dos Índios para reivindicar melhorias destinadas á Guarda Municipal.

Dentre as pautas, foram reivindicadas a elaboração das carteiras funcionais, o risco de vida, a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), novos uniformes, bem como a criação da sede da guarda, novas viaturas, anuênio, curso de formação, criação da ouvidoria e corregedoria e uma vaga no conselho de segurança.

Foi dado encaminhamento a todos os itens da pauta, a exemplo das carteiras funcionais, onde será feito um orçamento e a empresa contratada ficará responsável pela confecção das mesmas. Sobre o risco de vida, a administração informou que ainda não há previsão em lei do município, porém ficou resolvido junto a gestão, a abertura de um processo em conjunto com o diretor da guarda para que seja ofertado o percentual de 30% no risco de vida.

Quanto a aquisição dos EPI’s e dos novos uniformes, a secretária de administração Cinara, informou que já há um processo administrativo tramitando e em breve os guardas serão contemplados. Já a questão da sede da guarda, ficou definido que até o dia 15 de março deste ano, um novo prédio estará disponível para servir como base para os agentes.

Sobre o anuênio, o qual não vem sendo pago aos guardas há anos de efetivo exercício, a gestão informou que em março, estará realizando o pagamento, e aqueles que tiverem mais de um ano, podem entrar com processo administrativo requerendo o seu retroativo.

Viaturas, Curso de formação e criação da Ouvidoria e Corregedoria

A questão das viaturas foi tratada diretamente com o Prefeito da cidade, Júlio César, o qual informou a aquisição de duas caminhonetes plotadas com o nome da guarda municipal para o melhor desempenho das atividades operacionais do efetivo.

O curso de formação já está bem adiantado, onde já há uma pessoa responsável, a qual já esteve na sede da Polícia Federal para que seja feito o convênio, bem como na Academia de Polícia Civil de Alagoas (APOCAL), e na próxima semana haverá uma reunião onde será avaliada a melhor possibilidade de locomoção para a qualificação dos guardas.

Uma minuta do projeto para a criação do código de ética, da ouvidoria e corregedoria e do estatuto dos guardas municipais ficou de ser apresentado pelo Sindguarda e posteriormente ser encaminhado para a câmara de vereadores para sua possível aprovação.

Também participaram da reunião o Comandante da Guarda Municipal de Palmeira dos Índios, José Gomes, juntamente com os guardas municipais Alberto e Denivaldo.

O Prefeito Júlio César garantiu que em sua gestão a Guarda Municipal irá ser ainda mais valorizada, mas pediu um pouco de paciência, pois a partir do segundo semestre irá investir bem mais na guarda municipal.

Ascom Sindguarda-AL