Sindicato avança na busca de direitos dos guardas no Sertão de AL

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas avança no que se refere à busca pelos direitos dos guardas nas cidades do Sertão de Alagoas. O presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, afirmou que o objetivo é organizar a região com projetos para todas as guardas.

Em São José da Tapera, ele disse que será marcada uma audiência com o prefeito Zé Antônio. “É um prefeito que tem um apreço grande pela Guarda Municipal, tirou a GM das cinzas e transformou a GM realmente em uma Guarda e continua investindo”.

Já em Olho d’Água das Flores, o Sindicato firmou um acordo com a prefeitura para a implantação do Plano de Cargos e Carreira para os guardas. O Sindguarda havia entrado na Justiça para cobrar o PCC, mas a administração municipal abriu o canal de negociação e a ação foi suspensa com a garantia da prefeitura de cumprir as exigências até 31 de janeiro. Ficou acordado que a Prefeitura vai criar uma comissão para realizar um novo PCC para o guarda; criação de ouvidoria, corregedoria; uma nova sede; videomonitoramento na cidade; aquisição de novos fardamentos; cursos de formação pra o porte de arma.

Uma nova sede deve ser entregue em Água Branca. O Sindguarda teve a garantia da administração municipal de que a GM da cidade ganhará um novo espaço. Araújo, delegado do Sindguarda na cidade, disse que a mudança será realizada porque o atual prédio da sede não tem condições de uso para os profissionais – atualmente, a guarda do município conta com 37 pessoas. O PCC também foi autorizado pela prefeitura.

Em Delmiro Gouveia e Inhapi também houve a implantação do Plano de Cargos e Carreira.

Em agosto, os guardas civis de Piranhas foram contemplados com mais 10% adicionais ao risco de vida. A conquista veio após a luta do Sindguarda na cidade, que pleiteava o aumento há oito meses. O reajuste foi pago em julho, com o retrativo de junho. O Sindicato agora está em busca do Plano de Cargos e Carreira para os guardas de Piranhas.

Na cidade de Olivença, o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) instaurou inquérito civil para apurar a contratação irregular de guardas municipais na cidade. A denúncia partiu do Sindguarda. O inquérito civil será instaurado para apurar fato que “possa autorizar a tutela dos interesses ou direitos a cargo do Ministério Público nos termos da legislação aplicável, servindo como preparação para o exercício das atribuições inerentes às suas funções institucionais”, conforme informou publicação no Diário Oficial em agosto.

Kamylla Lima – Ascom Sindguarda