APÓS 6 MESES DE INTENSAS NEGOCIAÇÕES, SINDGUARDA CONSEGUE APROVAÇÃO DO PCC DOS GUARDAS DE TRAIPU

O presidente do Sindguarda / AL, Carlos Pisca esteve presente nesta terça-feira no município de Traipu para uma audiência na câmara municipal de vereadores. Na oportunidade solene, foi posto em pauta o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) dos Guardas Municipais da cidade.

O presidente da câmara José Valter dos Santos facultou a palavra ao presidente do Sindguarda Carlos Pisca, que na oportunidade relatou que já vem discutindo o projeto com os gestor municipal à 6 meses. Pisca também destacou para os presentes as conquistas que trará para a categoria com o Plano de Cargos e Carreiras (PCC) a exemplo da carga horária que antes era de 40 horas e com o PCC passará para 30 horas.

Carlos "Pisca", presidente do Sindguarda Alagoas
Carlos “Pisca”, presidente do Sindguarda Alagoas

Outra conquista significativa é a implantação de 40 % do risco de vida que os guardas levarão para sua aposentadoria, além dos direitos dentro da tabela do PCC, sendo 6 padrões na horizontal e 5 classes na vertical. A cada dois anos os Guardas Municipais terão um acréscimo na horizontal de 5% após ser realizada avaliações em sua ficha funcional, tendo também direito a 10 % na vertical caso tenha ensino superior exigido no edital do concurso.

Outro ponto importante discutido na sessão foi a criação da carreira já prevista na Lei 13.022 de 2104 do Estatuto Nacional do Guardas Municipais. Sendo assim a carreira dos guardas municipais de Traipu fica da seguinte forma: guardas 2ª  classe, guardas 1ª classe, sub-inspetor de 2ª classe, sub-inspetor de 1ª, inspetor 2ª classe e inspetor de 2ª,  além de assegurar o comando próprio de imediato da categoria. Será criando uma comissão para discutir o enquadramento da carreira entre os 51  GCM de Traipu com o prazo de 180 dias a entrar em vigor. O sindicato convocou todos guardas para se fazerem presentes na câmara municipal para acompanhar a votação do plano e parabenizou ao vereador sargento Cavalcante pela força e empenho dado no andamento do projeto ao poder executivo.

Além do presidente do Sindguarda Carlos Pisca e do presidente da câmara José Valter dos Santos, todos os vereadoras estiveram presentes na sessão.