Curso traz novidades tecnológicas para GMs sobre armas de eletrochoque

O Curso de Formação de Operador para Dispositivos Elétricos Incapacitantes que começou a ser ministrado na quarta-feira (19) para guardas, inspetores e subinspetores da GM de Maceió levou aos profissionais novas tecnologias sobre as armas de eletrochoque. O curso, que só acontece após cobranças do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), é ministrado pela empresa Condor S/A Industria Química, com instrutores do Rio de Janeiro. 

As aulas são realizadas na sede da Guarda Municipal e o curso tem duração de oito horas. O curso está sendo ministrado para guardas municipais dos grupamentos Romu, Gaao, Bike Patrulha e de posto fixos, além de inspetores e subinspetores. No primeiro dia, 104 alunos compareceram à aula. 

Para Charles Sanches, um dos diretores do Sindguarda e que participou do curso ontem, disse que a aula trouxe informações sobre uma tecnologia nova, onde vai contribuir muito com as ações da GM. “A sociedade tem mais a ganhar do que a Guarda Municipal, porque é um equipamento que preserva mais a integridade física da sociedade, do infrator ou de terceiros. Para que não se faça uso de armas de fogo, será feito uso da arma de eletrochoque”, afirmou. 

Segundo Sanches, essa atualização traz conhecimento para muita gente que não tinha informações sobre as armas de eletrochoque. “Eu, que sou instrutor, já era normal, mas para muitos, não. Eu vi inovações das armas de eletrochoque”. 

Sobre o curso

Após cobranças do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) divulgou na terça-feira (18) a lista dos guardas, inspetores e subisnpetores que estavam aptos a fazer o Curso de Formação de Operador para Dispositivos Elétricos Incapacitantes. O curso foi dividido em duas turmas. A turma do dia 19 é para inspetor, subinspetor e alguns guardas. Já a do dia 20 é toda de guardas. Segundo publicação do Diário Oficial de Maceió, o curso será ministrado pela empresa Condor S/A Industria Química.

O curso é um convênio entre Prefeitura de Maceió e governo federal por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Ele explica que a verba para a capacitação é federal e está na conta da prefeitura desde 2014.

Compartilhar

Publicar comentário