É oficial: Guardas municipais do interior serão vacinados, informa Cosems

Os guardas municipais do interior de Alagoas entraram oficialmente na lista do Plano Nacional de Imunização (PNI) estadual. Em informe técnico divulgado na sexta-feira (21), o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) destacou que toda a categoria em Alagoas deverá ser vacinada.

No documento, o Cosems informa que os guardas deverão receber doses da vacina AstraZeneca, proveniente da 18ª remessa – que começou a ser distribuída na última sexta-feira. Ao todo, foram distribuídas aos 102 municípios 55.920 doses.

Para o presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, a confirmação dos guardas municipais do interior no PNI estadual representa uma grande vitória para a categoria, que esteve e ainda está na linha de frente no combate ao coronavírus, em pontos de vacinação e nas ruas, todos os dias servindo e protegendo.

“Os guardas municipais saem para trabalhar entregando um trabalho de alta qualidade à população. É justo que sejam incluídos nos grupos prioritários para que possam estar mais seguros na execução das atividades que lhes são pertinentes. Foi uma luta árdua conseguir essa inclusão na lista. Estamos imensamente satisfeitos com essa notícia. Estamos aqui incessantemente na luta pelos guardas”, comemorou Carlos Pisca.

O início da vacinação dos guardas no interior é uma conquista após diversas reuniões do Sindguarda com o secretário Alexandre Ayres; o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Hugo Wanderley; e o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Alagoas(Cosems), Rodrigo Buarque.

A entidade sindical busca a imunização dos guardas desde que foi anunciado que as forças de segurança pública seriam vacinadas e os GMs estavam fora da lista. Então, o Sindguarda fez a gestão e a categoria passou a ser imunizada, porém apenas em algumas cidades. Vendo isso, o Sindguarda articulou com as autoridades competentes para estender a vacinação e hoje isso se tornou uma realidade.

Grupos prioritários – Na lista do público-alvo que vai receber a vacina, além dos guardas municipais, então pessoas com comorbidades (de 18 a 59 anos), pessoas com deficiência permanente (de 18 a 59 anos), trabalhadores da educação do ensino básico e superior, além dos outros grupos especificados no PNI.