Em Maceió: Sindguarda participa da cerimônia de encerramento do Estágio de Qualificação Profissional

Os 30 guardas municipais de Maceió, que possuem porte de arma de fogo, receberam nesta terça-feira (13) os certificados de conclusão do primeiro Estágio de Qualificação Profissional. O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) esteve presente no evento e foi homenageado.

Grupo de instrutores do EQP

O EQP é uma exigência da Polícia Federal para o guarda municipal que tem porte de arma de fogo. Os guardas realizaram o curso de formação para porte de arma de fogo há dois anos.

O Estágio é realizado anualmente – não foi feito em 2020 por conta da pandemia. O curso serve para qualificar e avaliar o nível do guarda; é uma exigência que vem desde o Estatuto do Desarmamento.

O curso teve duração de dez dias e contou com 80 horas/aula. Os discentes puderam ter disciplinas ministrados por colegas que também são guardas municipais.

Homenagem

Na ocasião, o Sindguarda foi homenageado. Os alunos entregaram uma placa ao presidente da entidade sindical, Carlos Pisca.

“Para nós que formamos a família azul marinho, nós que administramos o Sindicato, é uma grande alegria em ver que a categoria discente do curso EQP reconhece o papel do Sindguarda. O curso de formação, há dois anos, foi conquistado após muita luta e sacrifício. Esse primeiro EQP traz a sensação de dever cumprido, de que estamos no caminho certo”, afirmou Carlos Pisca.

Estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Comunitária de Convívio Social (Semscs), Thiago Prado; o secretário-adjunto Alex Pereira; o coordenador de Ensino e Instrução Maia e o comandante-geral da GM, Edson Cavalcante.