Escolas terão uma ronda feita pela Guarda Municipal

A partir do dia 2 de outubro, conforme o secretário municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte, Henrique Hermany, terá início a primeira ronda escolar de Santa Cruz do Sul. Composta por um veículo e dois guardas municipais, a ronda terá como objetivo evitar casos de violência e tráfico de drogas nas escolas, entre outros registros.

A preocupação com a venda e o consumo indiscriminado de drogas e com a escalada crescente da violência no entorno e até mesmo dentro das escolas motivou uma reunião com representantes da área da educação, segurança, Defesa Civil e Brigada Militar. Segundo o secretário, do dia em que o Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CapsAD) foi aberto até hoje, nenhum leito ficou desocupado. “Com isso podemos calcular o tamanho dessa epidemia que, infelizmente, chegou também ao ambiente escolar e hoje também está no bairro, no Centro e até no interior.”

A instalação da nova ronda, segundo explicou, foi viabilizada a partir de uma remanejo no quadro de servidores, estudo de escalas e até instalação de câmeras, portões e cercamento em parques, liberando o efetivo para o novo serviço. De segunda a sexta-feira, nos turnos manhã e tarde, a ronda estará dedicada exclusivamente ao atendimento prioritário das 25 escolas municipais de ensino fundamental e também de escolas municipais de educação infantil, e ainda prestará apoio à Brigada Militar na atenção às escolas da rede estadual. As direções manterão contato permanente com os guardas designados por telefone.

Na esteira dessa iniciativa, o envolvimento da comunidade escolar com as questões de prevenção em segurança pública deve ganhar vulto dentro das escolas. A partir do trabalho da ronda e do estreitamento das relações dos agentes com as equipes diretivas, a ideia é criar em todos os estabelecimentos a Guarda Mirim, com ênfase na mediação de conflitos, e formar agentes mirins da Defesa Mirim, voltados ao trabalho comunitário.

Fonte: Gazeta do Sul

Compartilhar

Publicar comentário