Fenaguardas se reúne com novo Ministro da Justiça

A diretoria da Federação Nacional de Sindicatos dos Guardas Municipais (Fenaguardas) esteve reunida, na quinta-feira (15), com  o novo ministro da Justiça, Anderson Torres. também estiveram presentes diversas entidades sindicais dos agentes da segurança pública.

A Fenaguardas pontuou sobre as seguintes pautas: Vacinação imediata dos guardas municipais que são proporcionalmente as maiores vítimas de óbitos pelo covid-19, entre as categorias da segurança pública; o reconhecimento dos guardas municipais como cargo típico de estado; a centralização de dados sobre efetivos, ocorrências e demais demandas relacionadas aos profissionais das GMs.

A Reforma da Previdência também foi debatida. A Federação informou que os profissionais das GMs foram mantidos nas regras gerais de aposentadoria.

O novo ministro afirmou que auxiliou a elaboração do então projeto de lei que criou o Estatuto Geral das Guardas Municipais quando foi assessor do ex-deputado Francischini e dará atenção às demandas das guardas municipais. Além disso, ele demonstrou admiração pela organização dos trabalhadores das Guardas Municipais  através da Federação.

Reunião com Frente Nacional de Prefeitos

A Fenaguardas também esteve reunida com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, e o ex-deputado estadual Pedro Mori. O encontro foi realizado na quarta-feira (14).

A reunião foi solicitada pela Federação para demonstrar ao colegiado de prefeitos os impactos negativos do atual texto da PEC 32/20 (Reforma Administrativa) nas Guardas Municipais de todo o país.

Durante a conversa, o presidente da FNP afirmou a importância das Guardas Municipais para os municípios e relatou sua experiência à frente da Guarda Municipal de Campinas.

De acordo com a Fenaguardas, o encontro foi satisfatório e um canal de diálogo foi aberto com a Frente Nacional dos Prefeitos foi estabelecido.