Guarda Municipal auxilia ações de atenção à população em situação de rua

Na noite dessa segunda feira (12), o Grupamento de Atenção à População em Situação de Rua (GPOP) localizou e conversou com um grupo de 10 pessoas, sendo cinco adultos e cinco crianças,  que estava morando em um barraco, localizado em um terreno próximo à rotatória da Polícia Rodoviária Federal, na BR 316. Na manhã seguinte, o grupamento retornou ao local e 9 das 10 pessoas aceitaram sair do local e foram encaminhadas à Casa de Passagem Familiar.

Ao chegarem, as pessoas foram recepcionadas pela equipe de profissionais da Casa. A ação teve o apoio da guarnição da ROp3, sob o comando do subinspetor Flávio. “Esse é um trabalho importante porque não basta fazer a operação ostensiva na rua, se não fizer um trabalho preventivo. Esse trabalho do GPOP é excepcional”, ressaltou o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, coronel Ivon Berto.

O GPOP é um grupamento da Guarda Municipal de Maceió e foi criado em dezembro de 2010 para executar de forma complementar ações e atividades orientadoras e preventivas de segurança comunitária para o segmento social. Atualmente, conta com a participação de 13 guardas que trabalham em turnos de 24 horas, sob o comando do subinspetor Muniz.

A base do Grupamento está no Centro Pop I, localizado em Jaraguá, e em suas atividades de rotina também tem o apoio do Centro Pop II e do Albergue Manoel Coelho Neto.

As abordagens a pessoas em situação de rua são feitas de forma humanizada. “Esse trabalho é facilitado pelos princípios de atuação que regem a Guarda Municipal. Nos momentos de abordagens as equipes do GPOP procuram inicialmente criar vínculos de confiança com aquelas pessoas em vulnerabilidade social, o que nem sempre acontece no primeiro contato”, explicou o inspetor geral da Guarda Municipal, Rubem Fidelis.

Identificada a demanda, as equipes do GPOP realizam os encaminhamentos possíveis, sempre pelo convencimento, aos diversos serviços de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). Assim, as ações acontecem em parceria entre a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Serviço Social (Semscs) e outros órgãos municipais.

Ascom Semscs

Compartilhar

Publicar comentário