Guarda Municipal de Maceió realiza operação na Casa de Ranquines

A Guarda Municipal de Maceió realizou, na terça-feira (3), uma operação na Casa de Ranquines, localizada no bairro de Jaraguá. A equipe foi ao local para revistar os alojamentos, ambientes internos e os usuários do abrigo.

No local, foram encontradas várias armas cortantes e perfurantes, dentre elas: estiletes, lâminas, chaves de fenda, pedaços de espelho, que podem ser usados como armas, e garfos.

Os profissionais também acharam muitos comprimidos de tarja preta (de uso controlado) – que só podem ser usados com receita médica, porém algumas pessoas que se alojam no abrigo e usam como entorpecente. Também foi encontrada um pouco de substância parecida com maconha – não foi possível identificar o dono.

O material foi recolhido e levado para a sede da Guarda Municipal de Maceió, no Joaquim Leão.

Casa de Ranquines

A Associação Católica São Vicente de Paulo, a Casa de Ranquines, como é conhecida, é um instituto filantrópico que atende mais de 400 alagoanos, entre idosos e pessoas em situação de rua da capital e do interior.

Em Maceió, há dois abrigos de passagem. Um na Ladeira da Catedral, no Centro, e outro no bairro de Jaraguá, em frente à Praça Dois Leões, que recebe diariamente, em média, 400 pessoas em situação de rua.

Os dois bairros são conhecidos por agregar grande parte da população em vulnerabilidade social extrema da capital. Juntando os dois abrigos, todos os dias são servidas 1.200 refeições para o público em vulnerabilidade, além da disponibilização de material e espaço para higiene.