Guarda municipal de Palmeira dos Índios ganha Medalha de Ordem do Mérito de PATAMO

O guarda municipal Alberto Alves, de Palmeira dos Índios, foi premiado na segunda-feira (22) com a Medalha Ordem do Mérito de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO). A honraria foi concedida pela Organização Não Governamental Connection Academia de Medalhística Cívico Militar do Brasil. Ele recebeu a medalha durante solenidade realizada na Assembleia Legislativa de São Paulo.

A premiação é concedida para reconhecer, de forma especial, os cidadãos, as autoridades e os profissionais de segurança pública pelos relevantes e excepcionais serviços prestados à comunidade em que vivem. A honraria é destinada aqueles que concluíram o curso de PATAMO, pelos relevantes serviços prestados à comunidade, também em agradecimento pelos serviços meritórios e pela contribuição na divulgação dos cursos e treinamentos operacionais de Patrulhamento Tático Motorizado.

A Medalha Ordem do Mérito de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO) foi idealizada pelo guarda municipal sub inspetor da cidade de São Paulo Estado de São Paulo Sr. Michel de Almeida, tendo como seu diretor o Sr. 2° Sargento da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Giovanilson de Oliveira Marques.

Dois guardas de Alagoas fazem curso de Patrulhamento Tático Motorizado em São Paulo

O prestigiado curso de Patrulhamento Tático Motorizado (PATAMO) formou dois guardas municipais de Alagoas: Júlio César Lima, de Delmiro Gouveia, e Alberto Alves, de Palmeira dos Índios. Juntos, eles participaram da edição VI do curso, realizada de 15 a 31 de julho, na cidade de Embú das Artes, em São Paulo.

Para Júlio, que tem 18 anos de serviços prestados, um curso como o PATAMO traz lições para toda a vida, porque ressalta valores que podem ser aplicados de forma prática, como disciplina, preparo, treinamento e instrução. “Tornar-se um operador de segurança pública é mais do que uma necessidade nos dias de hoje, é uma obrigação, logo que até o crime é organizado. Por isso, precisamos nos capacitar cada vez mais”.

Já para Alberto, o curso é uma forma de buscar conhecimento e compartilhar tanto com a Guarda Municipal de Palmeira dos Índios quanto com as instituições de outros municípios de Alagoas. Guarda Municipal há quatro anos, ele ressalta que o curso é de alta resistência – tanto física quanto psicológica, e exige um alto grau de conhecimento técnico. “Esse curso é muito importante, porque adquirimos uma grande especialização por conta do nível de conhecimento e técnicas dos instrutores. Somando-se a isso o fato de que todos os instrutores são Guardas Municipais de diversas cidades do Brasil”.

O curso

O PATAMO é um curso organizado por guardas municipais e que detém reconhecimento nacional. Ele é considerado um dos melhores já realizado pela categoria Azul Marinho. Ele tem o objetivo de capacitar e treinar os operadores para o Patrulhamento Tático nas ruas, trabalhando na preparação e atuação em ocorrência de crise. A principal meta da capacitação é desempenhar e instruir a prática das atividades que as equipes de Tático realizam nas cidades.

Além do trabalho nas ruas, o curso tem foco no patrulhamento ostensivo em áreas de alto risco; apoio a ações policiais de risco; e suporte técnico em ocorrências de alto grau de periculosidade. Os operadores estarão capacitados a agirem de maneira mais técnica diante de situações com um grau maior de dificuldade, oferecendo um apoio com maior segurança aos demais colegas.