Mulher dá à luz no meio da rua com ajuda de guardas municipais, no ES

Três agentes da Guarda Municipal da Serra, no Espírito Santo, precisaram acompanhar o parto de uma moradora de rua em Serra Sede, na noite desta terça-feira (25). A mulher foi localizada pela equipe sangrando e andando pela avenida Getúlio Vargas.

A Guarda informou que ficou sabendo do caso quando uma pessoa, preocupada com a moradora de rua, avisou que a mulher poderia estar sofrendo um aborto por causa da quantidade de sangue.

A agente Santos e os agentes Sacramento e Carvalho se aproximaram da grávida, mas ela não respondeu aos comandos.

“Ela não olhava para ninguém, não respondia o que falávamos com ela. Ela simplesmente não parava de andar. Enquanto meus colegas foram pegar a viatura, ela andou no máximo 20 metros e eu ia acompanhando. A última coisa que eu falei foi: ‘Senhora, por gentileza, vem comigo, vem entrar na viatura, eu sou guarda municipal’. Nessa hora, ela parou, abaixou a bermuda e apareceu a cabecinha do neném”, conta Santos.

A agente Santos decidiu ligar para o 192 para receber orientações médicas e realizar o procedimento. “Quando eu estava na metade das respostas, eu avisei ao atendente que não conseguia mais conversar e precisava urgente de orientação de um médico porque o neném já estava saindo totalmente da mãe. A cabeça do bebê encostou na bermuda da mulher, meus colegas colocaram uma luva cirúrgica e colocaram a mão embaixo para proteger a cabeça da criança”, lembra a agente.

Tudo foi tão rápido que, até a médica do Samu atender a ligação, o bebê já estava na mão dos agentes. “Ficamos preocupados com a situação porque com os problemas mentais, a mãe apertava o bebê e tivemos medo dela esmagá-lo. Depois de alguns minutos ela disse que a dor tinha passado e conseguimos fazer com que ela entrasse na viatura e a encaminhamos para a UPA da Serra”, explica.

Santos disse que tudo foi muito rápido e, ao mesmo tempo, uma eternidade. Do momento em que a grávida foi localizada até a entrada dela no hospital foram apenas cinco minutos. A moradora de rua foi transferida com a filha nesta quarta-feira (26) para a Maternidade de Carapina, no mesmo município.

“Graças a Deus a gente via que a neném estava bem, ela abria os olhinhos. Nasceu com 3 kg. Voltamos no hospital hoje e a mãe nos reconheceu, disse que nós a ajudamos. Eu fiquei feliz em saber que ela tem momentos de lucidez, que sabia o que tinha acontecido. Assim essa criança tem uma chance de ter uma vida melhor, diferente da dela”, conta.

Ainda segundo a agente Santos, a moradora de rua disse que a família dela é de Campo dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e não tem nenhum parente no Espírito Santo.

Acompanhamento

De acordo com secretário de Defesa Social da Serra, Coronel Miranda, a mulher irá receber todo o suporte e acompanhamento necessário.

“Com o apoio da Secretaria de Assistência Social e da Saúde vamos acompanhar o caso, tentar localizar os parentes dela, dar um suporte para ver como podemos ajudá-la. A guarnição que atendeu a ocorrência dela estaria de folga amanhã (quinta-feira), mas irá voltar no hospital para entregar fraldas e acompanhá-la”, ressalta.

Fonte: G1

Compartilhar

Publicar comentário