Prefeitura de Palmeira dos Índios se compromete com Sindguarda a fazer Curso de Formação

O Curso de Formação para Porte de Arma foi pauta da reunião realizada nesta quinta-feira (9) com o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL) e representantes da prefeitura de Palmeira dos Índios. A administração municipal se comprometeu a formar todos os 51 guardas municipais que atuam na cidade.

A Prefeitura informou que está avançando nas negociações com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) de Maceió – que realiza o Curso de Formação. O objetivo, segundo o procurador-geral de Palmeira dos Índios, Klenaldo Oliveira, é formar todos os guardas no curso obrigatório – no modelo híbrido de ensino. Em seguida, ele explicou que o curso prático seria realizado de forma fracionada entre os guardas.

Oliveira destacou que é de interesse da Prefeitura de Palmeira dos Índios formar e armar todos os guardas. Vale ressaltar que tanto a parte inicial (obrigatória do curso – que envolve módulos teóricos e defesa pessoal) quanto a parte prática são pautados pela grade da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Representado pelo diretor Nilton Silva e pelo presidente Carlos Pisca, o Sindguarda destaca que o compromisso feito pela gestão precisa ser oficializado. O presidente reforçou que é necessário assinar o Termo de Cooperação Técnica, para a partir daí dar o pontapé inicial para o Curso.

“Esse diálogo inicial é imprescindível para podermos sanar as dúvidas dos guardas. A iniciativa da prefeitura demonstra compromisso em qualificar o guarda municipal, porque ganha o guarda como profissional e também a sociedade – que passará a contar com profissionais muito mais capacitados”, explicou Carlos Pisca.

O assunto será tratado na próxima reunião, que está marcada para o dia 30 de setembro.

Também estiveram presentes na reunião o secretário de finanças Gutenberg Santos; o procurador Marcondes; o comandante da GCM, Jose Gomes; o delegado sindical Denisvaldo Vilela; e os guardas Elis Frank Soares, Manoel Sampaio e Edinor Júnior Soares Gomes.