Seminário: Guardas municipais de Santa Catarina se reúnem com Fenaguardas

Guardas Municipais de diversos municípios do estado de Santa Catarina se reuniram em Balneário Camburiú (09), com as autoridades políticas que estão conduzindo os principais projetos de interesse da categoria em Brasília – DF.

Três temas centrais foram expostos pelos palestrantes convidados pela Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais – FENAGUARDAS. Os deputados federais Darci de Matos – PSD/SC e Jones Moura – PSD/RJ, apresentaram os percalços e dificuldades encontradas para a defesa de projetos voltados à defesa das Guardas Municipais, tais como a inclusão das Guardas como atividade típica de estado, a inclusão das Guardas Municipais no caput do art. 144 da Constituição Federal.

O deputado Darci de Matos enalteceu o trabalho realizado pela federação e parabenizou os guardas municipais pela demonstração de união. Para o deputado, que foi um articulador importante na inclusão dos guardas municipais como atividade típica de estado na PEC-32 (Reforma Administrativa), é imprescindível que os guardas se mobilizem politicamente e fortaleçam a presença de seus representantes junto ao Congresso Nacional. “As guardas são importantes instituições de segurança pública e precisam do nosso apoio para avançar nas suas pautas.” Comenta.

Também comenta o deputado da importância do trabalho da FENAGUARDAS junto aos parlamentares durante o processo de elaboração das propostas de emendas à constituição. “Eu acompanhei o trabalho da diretoria e posso garantir que este trabalho foi imprescindível para que portas fossem abertas antes mesmo de eu chegar lá como deputado.” Complementa. Jones Moura fez um depoimento pessoal da realidade vivida como guarda municipal do Rio de Janeiro e de sua luta até sua primeira eleição como guarda municipal, o que resultou com compromissos junto ao executivo e trouxeram mudanças significativas à corporação.

Agora, Jones Moura está empenhado na criação da comissão especial necessária para a aprovação da PEC – 275, garantindo segurança jurídica aos mais de 130 mil profissionais das Guardas Municipais.
Também discursou e prestou apoio as causas das Guardas Municipais de Santa Catarina, a deputada estadual, Dep. Paulinha, que se comprometeu em apresentar ao governo do estado a proposta de inclusão das Guardas no plano estadual de segurança pública. “É um pedido justo e nosso mandato está a disposição para ajudar”. Garante a deputada.

As autoridades convidadas receberam dos diretores da FENAGUARDAS homenagens por seus reconhecidos trabalhos em defesa dos direitos dos guardas municipais. “É importante demonstrar agradecimento àqueles que buscam não somente apoiar a causa dos guardas, mas homenagear os que conquistam grandes avanços nos momentos mais difíceis”. Pontua o presidente da federação, Luiz Vecchi.

Homenageados pela FENAGUARDAS (esq) Delegado Guilherme Rangel, Dep. Est. Paulinha, Dep. Fed. Jones Moura e Dep. Fed. Darci de Matos.

Foi concedida a palavra a dois vereadores e guardas municipais de carreira, Sra. Maryane Matto , vereadora de Florianópolis e Sr. Marcus Andrade, vereador pelo município de São José.

O seminário também apresentou palestras com temas relevantes para as Guardas Municipais, como a palestra sobre investimentos, tecnologias e informações, o Delegado de Polícia Civil, Guilherme Rangel, que foi secretário municipal de defesa social e trânsito de Curitiba, apresentou suas experiências a frente da pasta a qual a Guarda Municipal de Curitiba está vinculada. Apontou a importância de investimentos na corporação e da obtenção de recursos para o desenvolvimento de políticas de segurança. Apontou as aquisições de equipamentos, entre estes, a das pistolas 9mm CZ, no primeiro pregão internacional da cidade. Comenta sobre as experiências internacionais que o ajudaram a propor programas de inteligência e tecnologia, como a Muralha Digital.

Palestra com Delegado Guilherme Rangel – O PROTAGONISMO DA GUARDA NA SEGURANÇA PÚBLICA

Já a palestra que esclareceu questões sobre aposentadoria e os reflexos das reformas do governo federal na vida funcional dos guardas municipais foi apresentada pela diretora jurídica da FENAGUARDAS e presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Curitiba, Rejane Soldani. Para a palestrante, o cenário é de grande preocupação, já que se estreitou as vias de trabalho junto ao judiciário. “A reforma atacou todos os profissionais da segurança pública, mas também causou grande prejuízo aos guardas municipais, que devem se mobilizar para a via legislativa.” Comentou. Os guardas municipais presentes puderam sanar muitas dúvidas que pairam sobre o tema.

Palestra sobre a previdência dos Guardas com a Diretora Jurídica da FENAGUARDAS, Sra Rejane Soldani.

Os diretores da federação agradeceram os palestrantes e distribuíram brindes aos participantes e já anunciaram estarem trabalhando para a realização do 2º Seminário de Guardas Municipais.
O evento contou com a presença dos diretores, Evandro Fucitalo – Sindiguardas-SP, Carlos “Pisca” – Sindiguardas Alagoas, Alexandre Gebler, Sindiguardas – SC, Sra Mauren, representando o Singuardas/Rs, Rejane Soldani e Roberto Jose Representando o SIGMUC.

banner do Evento

O Evento  também com ajuda das Associações de Guardas Municipais do Estado – Associação dos Guardas Balneário Camboriú, Associação dos Guardas de Itajaí, Associação dos Guardas de Tubarão, Associação dos Guardas de São José, Associação dos Guardas de Florianópolis toda esta união fez com que o Evento fosse um sucesso.