Sindguarda em Ação: PCC, vitória na justiça e reunião sobre reajuste; confira as ações de janeiro de 2023

Para manter os filiados atualizados, o Sindguarda Alagoas fará, todos os meses, um levantamento de todas as iniciativas realizadas. O Sindguarda em Ação do mês de janeiro de 2023 faz um apanhado geral das visitas, reuniões e demais iniciativas da entidade sindical.

Para o presidente Carlos Pisca esta é mais uma forma de manter a transparência. “Através desse levantamento, o guarda poderá verificar tudo de mais relevante que fizemos no referido mês. É uma forma de manter o filiado informado sobre as ações realizadas”.

Confira:

Parecer em Passo de Camaragibe  Em decisão monocrática, o desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Tutmés Airan, informou que os vigilantes não podem exercer a função de guarda municipal em Passo de Camaragibe. O Sindguarda-AL entrou com a denúncia assim que teve ciência da irregularidade.

Progressões do biênio 2018/2020 – Em 3 de janeiro, o Sindguarda foi à Semge e protocolou a lista com os nomes dos 382 servidores que tinham direito de receber os padrões, que já foram pagos. A Prefeitura de Maceió não pagou o biênio com o retroativo, então o Sindicato solicitou uma reunião com o secretário de Gestão, Ivan Carvalho, para tratar desse ponto. O guarda que não recebeu o padrão 2018/2020 na folha de janeiro deve ligar para o Sindguarda e informar o número de matrícula, o nome completo e a data de admissão.

Visita à Guarda de Boca da Mata – Em reunião com os guardas da cidade, a entidade sindical foi informada de que a Guarda Municipal de Boca da Mata vai ser formada pela Guarda Municipal de São Miguel dos Campos.

Visita à Guarda de Maragogi – O Sindguarda protocolou um ofício no gabinete do prefeito solicitando uma reunião com o gestor Fernando Sérgio Lira Neto (PP) para tratar das reivindicações da categoria.

Reajuste dos servidores de Maceió – Em 10 de janeiro, a entidade sindical participou, na Semge, da 1ª reunião de negociação para o reajuste salarial de 2023. Esta foi a primeira reunião e novas devem ser agendadas para tratar dos números.

Processos do IPREV – O Sindguarda-AL uma reunião com a nova diretora-presidente do IPREV, Emilly Pacheco, para tratar da restituição dos valores que a instituição deve aos guardas municipais. O presidente da entidade sindical, Carlos Pisca, relembrou que os processos dos guardas municipais foram entregues no primeiro semestre de 2022, porém os pagamentos ainda não foram iniciados. De acordo com Emilly Pacheco, os processos dos servidores – cerca de 6 mil – já foram catalogados. “Vamos colocar uma equipe para fazer análise processual. Vamos iniciar com os processos da guarda municipal”, explicou.

PCC da Guarda de Maceió – O Sindguarda-AL disponibilizou a minuta do Plano de Cargos e Carreira dos guardas municipais de Maceió com o objetivo de saber a opinião do efetivo sobre o documento. Um grupo de estudo – composto pelo Sindguarda, AGEMEAL, guardas municipais, inspetores e subinspetores –  fará uma análise de todas as sugestões e escolherá quais mudanças serão aplicadas no PCC.Em seguida, será convocada uma assembleia para levar as sugestões de alteração do PCC para aprovação ou não dos guardas municipais.  Após a assembleia, o Sindguarda levará as alterações aprovadas pela categoria como pauta de emenda ao PCC para a Câmara de Vereadores, para ser submetido à Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público.

São Miguel dos Milagres – Foi realizada, no escritório jurídico Dantas & Delgado, que presta serviço ao Sindguarda, uma reunião com representantes sindicais, guardas municipais e o ouvidor-geral de São Miguel dos Milagres, Elton José da Silva, para tratar das demandas da categoria do município.

Videomonitoramento em Palmeira dos Índios – A Guarda Municipal de Palmeira dos Índios agora tem uma forte aliada no combate à criminalidade: a Central de Videomonitoramento. O sistema está em fase de conclusão de testes e deve ser implantado até o final de janeiro. Ao todo, 150 câmeras captam imagens da parte urbana da cidade e também do Povoado Canafístula. O Sindguarda foi conferir de perto as instalações da Central, localizada no prédio da GCM.

Visita a União dos Palmares – O Sindguarda esteve na cidade para tratar do Curso de Formação para Porte de Arma de Fogo. A Prefeitura informou que o processo está tramitando na Procuradoria Geral do Município. A verba uniforme e o concurso público também estão tramitando na PGM. A entidade sindical aproveitou a visita para conhecer a nova sede da Guarda – um ambiente bem estruturado. O efetivo conta com viaturas, duas motos, materiais de CDC novos e coletes balísticos.

Nova parceria – O Sindguarda Alagoas firmou, nesta semana, uma parceria com a Ótima Zoom, localizada no Centro de Maceió. O convênio oferta descontos para os filiados de todo o estado. Os filiados terão descontos de 30% na compra dos produtos à vista, 20% nos pagamentos com cartão de crédito em até seis vezes e 10% nos cartões de crédito em até sete vezes. Os descontos são válidos também para os dependentes dos filiados. O convênio já está em vigor. Os interessados podem ir até a Ótica Zoom, localizada na Rua Boa Vista, 263, no Centro de Maceió, ou entrar em contato pelos números (82) 98853-4921 ou 3221-5689.