Tropa de elite da Guarda Municipal do Rio ganha reforço

A “tropa de elite” da Guarda Municipal do Rio ganhou reforço essa semana, quando agentes concluíram o primeiro Curso de Ações e Táticas Especiais (Cate) e ingressaram no Grupamento de Operações Especiais (GOE). O objetivo é habilitar operacionalmente novos integrantes para atuar nas missões e atividades desempenhadas pelo GOE. O grupo foi diplomado pelo secretário de Ordem Pública, Paulo Amendola, criador do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio.

Ao longo de cinco semanas, 16 alunos passaram por treinamentos e instruções práticas e teóricas para aperfeiçoar as técnicas operacionais e trabalhar a capacidade física e aspectos psicológicos e comportamentais, como persistência, liderança e espírito de cooperação em situações extremas.

As aulas aconteceram, inclusive de madrugada, na sede da GM-Rio e em locais abertos como os parques Natural Municipal do Mendanha, Estadual da Pedra Branca e Nacional da Tijuca, Aterro do Flamengo e na Quinta da Boa Vista, além da Marinha e da Polícia Militar.

Realizado em regime de internato, o curso começou no dia 23 de julho. Entre os alunos, estava um agente da Guarda Municipal de Marataízes, que atuará como multiplicador no Espírito Santo.

Neste ano, também foram realizadas duas visitas técnicas ao Departamento Geral de Ações Sócio Educativas (Degase) e ao Grupamento de Intervenções Táticas da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (GIT/SEAP).

Durante o curso, os alunos estudaram ainda disciplinas como operações aquáticas, que incluem capacitação em mergulho autônomo e também flutuação com equipamentos; operações especiais urbanas, que englobam técnicas de controle de distúrbios; técnicas de combate corporal misto, resgate e socorro; segurança e proteção de autoridades.

Compartilhar

Publicar comentário