Vila Velha pode ficar sem guarda-vidas e guardas municipais no Carnaval

Os guardas municipais e os guarda-vidas de Vila Velha declararam guerra à Prefeitura e podem deixar a cidade desguarnecida no fim de semana do carnaval. Tudo isso porque, além das inúmeras tentativas de negociação junto à Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito sobre questões salariais e condições de trabalho, após uma exoneração em massa de guarda-vidas, a Prefeitura destacou guardas municipais – fardados e armados – para atuar no cuidado aos banhistas na orla do município.

O subsecretário da guarda municipal de Vila Velha, Márcio Roberto Ferreira, informou que o ‘reforço’, realizado em conjunto com os bombeiros para os guarda-vidas, foi voluntário. “Os guardas, em momento algum, foram orientados a fazer o salvamento no mar. O apoio deles nessa ação era de isolamento do local e, se necessário, auxílio nos primeiros socorros”.

Segundo um dos guarda-vidas exonerados, Fagner de Oliveira, essa ação foi desrespeitosa. “Estávamos há seis anos sem reajuste salarial e com problemas precários de trabalho. Fizemos vários pedidos à Prefeitura de Vila Velha, que não nos atendeu, resultando em manifestações e as seguidas exonerações. Portanto, essa ação da Prefeitura em colocar guardas municipais para trabalhar nas praias nos ofendeu, pois foi oferecido um valor extra bem alto para que estivessem ali. A Prefeitura preferiu pagar esse valor para os guarda municipais ao invés de pagar o que pedimos”, reclamou.

O guarda municipal de Vila Velha e diretor do Sindicato dos Servidores das Guardas Civis Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo (Sigmates), Patrick Oliveira, discorda do subsecretário e diz que os guardas que trabalharam na ação foram persuadidos. “Foi dito a eles que se não fossem dar apoio aos guarda-vidas, poderiam sofrer retaliação e poderiam até ser exonerados”, afirmou.

Segundo ele, a Prefeitura quis passar uma falsa sensação de segurança aos banhistas. A guarda municipal de Vila Velha fez uma movimentação há menos de duas semanas, por causa do sucateamento das viaturas, coletes vencidos e outros problemas da categoria. “A GMVV com os guarda-vidas vão realizar uma reunião na quarta-feira, (27), apresentando todos os problemas e documentos apresentados à Prefeitura de Vila Velha. Um dos pedidos é a substituição do atual secretário, coronel Oberaci Emerick”.

“Precisamos de um representante que entenda a necessidade das categorias. Se a prefeitura não acatar esse pedido, não haverá cobertura nem da guarda municipal nem dos guarda-vidas no sábado de carnaval, (02)”.

Fonte: ESHoje

Compartilhar

Publicar comentário