GESTORES DISCUTEM PROJETO PELA SEGURANÇA

7-aplicativos-que-fazem-ligacao-alem-do-whatsappSecretários e superintendentes municipais puderam conhecer melhor, nesta terça-feira (15), o projeto “Juntos pela Segurança” apresentado pelo delegado da Policia Civil, Medson Maia. A iniciativa, desenvolvida por meio de um aplicativo para aparelhos celular, tem por objetivo criar um canal para segurança pública, de modo que os usuários possam relatar problemas como assaltos, tráfico de drogas, acidentes, acúmulo de lixo e crimes ambientais.

Para o prefeito em exercício, Kelmann Vieira, a reunião foi uma oportunidade de compartilhar a existência e funcionalidades do projeto. “Eu acho muito importante a implantação da ferramenta em Maceió. Assim conheceremos, em tempo real, as demandas dos maceioenses. Quando o prefeito Rui Palmeira retornar as suas atividades, tenho certeza que ele irá gostar desse aplicativo tão importante para gestão da cidade”, disse ele.

Medson Maia, delegado da Polícia Civil de Alagoas e um dos idealizadores do projeto, destacou que a ferramenta tem inspiração nos conceitos e práticas de Convivência e Segurança Cidadã, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), onde a integração da população e gestão pública é fundamental.

“O aplicativo de celular é o primeiro caminho para que as pessoas contribuam com a questão da segurança pública. Conseguir apresentar essa ideia, que já foi premiada nacional e internacionalmente, é uma grande oportunidade”, declarou o delegado.

A titular da Secretaria Municipal de Cidadania e Segurança Comunitária (Semsc), Mônica Suruagy, ratificou a importância do Juntos pela Segurança. “Nós que fazemos a Semsc já conhecemos o aplicativo e temos a oportunidade de trabalhar com essa ferramenta que nos traz dados significativos. Dessa forma, não podíamos ficar à margem de um projeto desenvolvido em nosso favor”, afirmou.

O aplicativo Juntos pela Segurança já está disponível para o sistema operacional Android e, em breve, também poderá ser utilizado pelos usuários do IOS. Para saber mais sobre a iniciativa, acesse o juntospelaseguranca.org.

Fonte: Agência Alagoas