Fase Laranja: fiscalização vai atuar no Centro de Maceió

Nesta sexta-feira (03), a cidade de Maceió inicia a Fase Laranja da reabertura de áreas públicas e retomada econômica de alguns segmentos. A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) preparou um plano de fiscalização em decorrência da flexibilização do setor lojista no Centro de Maceió.

Com a flexibilização da orla, parte das grades será transferida para o Centro, onde serão instaladas barreiras sanitárias móveis. Elas ficarão nos pontos de acesso ao Centro Comercial para disciplinamento e orientação das pessoas que vão ao Comércio para trabalhar ou fazer compras.

Nesta fase, o atuação segue de forma educativa e o objetivo é conscientizar a população e os lojistas quanto às medidas da fase laranja de retomada da economia. Posteriormente, se houver insistência, serão adotados os procedimentos cabíveis, de acordo com cada caso.

O Comércio vai funcionar em horário reduzido: das 10h às 17h, de segunda à sexta-feira e das 9h às 13h, no sábado. Está permitido o funcionamento de lojas com até 400 m2. Permanecem fechados os bares, restaurantes, shoppings, cinemas e teatros, e os eventos continuam suspensos.

“O objetivo é que essa abertura gradativa do comércio seja realizada da forma mais segura possível. Por isso, as equipes vão fiscalizar e monitorar o cumprimento das medidas obrigatórias para evitar o contágio pela Covid-19. Neste momento, todos precisam colaborar, o lojista deve cumprir os novos protocolos de higienização e a população também deve fazer sua parte”, reforça o secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar.

Além da Semscs – com a Diretoria de Convívio Social, Fiscalização de Posturas e Guarda Municipal -, participam da ação, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Polícia Militar de Alagoas (PMAL), Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas e Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio).

Orla

Serão abertos o calçadão e a ciclovia para prática individual de atividade física. Será permitido: o acesso à praia e banho de mar, corrida, caminhada e ciclismo, respeitando a distância no mesmo fluxo e no fluxo contrário. É obrigatório o uso correto de máscaras, inclusive antes e depois do banho de mar.

Será proibido o uso de equipamentos e mobiliários de uso coletivo, uso de mesas, cadeiras, bancos, caixas térmicas e guarda-sóis, consumo de bebidas alcoólicas, e comércio de qualquer ordem, aglomerações na orla, calçadão ou faixa de areia. Permanecem suspensos o comércio ambulante e dos demais prestadores de serviços e permissionários da orla, com exceção das atividades contempladas no decreto estadual (bancas de revistas, balanças de peixe, mercado do peixe Jaraguá). Estacionamentos públicos terão vagas intercaladas.

Da mesma forma, nesta fase, o trabalho segue de forma educativa, com o objetivo de conscientizar a população e os banhistas quanto às medidas da fase laranja de retomada da economia.

“Nossas equipes vão estar no centro e em outros locais da cidade, trabalhando para a reabertura e a convivência com a situação atual, sob a vigência de novos protocolos. Precisamos nos adaptar às novas realidades impostas pela pandemia e lembramos aos comerciantes e à população que cumpram devidamente os decretos e as medidas de higienização e de ações para evitar aglomerações”, conclui Bolivar.

Ascom Semscs