Grande Vitória vai ter mais 281 agentes da Guarda Municipal

Nos próximos meses, a Grande Vitória vai ganhar mais 281 guardas municipais e eles vão estar distribuídos em pontos estratégicos das cidades, como comércio, escolas e praias. Atualmente, para ajudar a garantir a segurança, há 425 guardas municipais em atuação.

guardam_300

Na Serra, a Guarda Municipal foi criada, mas ainda está em formação. Ela vai contar com 170 homens e mulheres nas ruas. Inicialmente, a previsão é que dentro de três meses, após a conclusão do curso de treinamento, 50 agentes já comecem a atuar armados no município.

“A Guarda atuará em pontos estratégicos, como principais polos comerciais da cidade, evitando crimes contra o patrimônio; na rede de ensino da Serra, reforçando a segurança de 70 mil alunos; e nas regiões litorâneas aos finais de semana e feriados”, afirmou, em nota, a prefeitura, acrescentando que outras duas turmas serão iniciadas em seguida.

Em Vila Velha, no trabalho da Guarda Municipal, estão 300 agentes, que também atuam no trânsito. Do total, 111 novos agentes ainda estão em treinamento e passam a trabalhar de forma independente em agosto. O secretário de Prevenção, Combate à Violência e Trânsito de Vila Velha, Alexandre Ramalho, disse que eles vão ser distribuídos de forma estratégica.

“Além das cinco bases operacionais, a intenção é ocupar comércio e bairros com maior índice de violência, principalmente em crimes de furto e roubo, como no polo de confecções da Glória, e em lugares de muita movimentação, como a orla da Praia de Itaparica até a Praia da Costa. Irão atuar também nas escolas”, disse.

 Unificação
Em Vitória, a prefeitura tinha a intenção de unificar a atuação dos 236 agentes comunitários aos 239 agentes de trânsito. No entanto, o projeto enviado à Câmara Municipal foi rejeitado pelos vereadores na última semana.

“A Secretaria Municipal de Segurança Urbana informa que a unificação é uma obrigatoriedade da lei federal e estabelece as atribuições dos Guardas Civis Municipais, de carreira única. O tema será agora encaminhado à Procuradoria Geral do Município”, disse a prefeitura em nota.

Já em Cariacica, não há Guarda Municipal. Segundo a prefeitura, isso devido à conjuntura econômica desfavorável.

“A prioridade da Secretaria Municipal de Defesa Social, no momento, é o aprimoramento do contingente de agentes de trânsito. Atualmente, a cidade conta com 11. Foi lançado concurso público para a contratação de mais oito”, apontou em nota.

Estado
Para o subsecretário de Estado de Integração Institucional, Guilherme Pacífico, as guardas municipais têm grande importância na contribuição da segurança.

“O tema Segurança Pública é muito complexo, mas temos constatado que em locais onde antes não havia a guarda municipal e que agora há, houve uma redução do índice de violência. Um dos fatores decisivos foi o trabalho das guardas”, declarou.

 

 

Compartilhar

Publicar comentário