Guardas de São Miguel dos Campos terão capacitação para porte de arma

Atendendo aos requisitos previstos na Lei 10826/03, Artigo 6º, parágrafo III, IV, a qual dispõe sobre o Estatuto do desarmamento, o Prefeito da cidade de São Miguel dos Campos, Pedoca Jatobá, assinou um Termo de Cooperação Técnica para a capacitação dos Guardas Civis Municipais para porte de arma de fogo.

Fotos: Ascom Prefeitura

O curso de formação terá carga horária de 536h/a e coloca a Guarda Municipal de São Miguel dos Campos no ranking entre a terceira do nordeste e a primeira de Alagoas a ter permissão de portar arma de fogo. A determinação é uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Segurança Urbana e a Gerência da Academia de Polícia Civil de Alagoas (GAPOCAL), com garantia da fiscalização de órgãos Federais, a exemplo da Polícia Federal e Exército Brasileiro.

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda/AL), parabeniza o Prefeito Pedoca e o Secretário de Segurança, Walmore Tenório, pela iniciativa e o compromisso de armar a Guarda Municipal, sendo este um sonho antigo de toda categoria do Estado de Alagoas. Em contrapartida, o Sindguarda lamenta a falta de interesse da Prefeitura de Maceió, uma cidade rica, com capacidade bem maior comparada á São Miguel dos Campos, mas, infelizmente não investe, nem capacita a Guarda Municipal da Capital, a qual hoje é uma realidade no combate á criminalidade.

Contudo, a categoria espera que esta ação sirva de exemplo para as demais Guardas existentes no estado, principalmente a de Maceió, a qual desde 2009 luta pra possuir o porte de arma, mas não avança com esta gestão.

Ascom Sindguarda/AL

Com Assessoria