Guardas municipais recebem aulas sobre apropriação do espaço público

Os agentes que estão participando do Curso de Formação para o porte de armas da Guarda Municipal de Maceió tiveram aulas da disciplina Apropriação do Espaço Público, Guarda Municipal e Comunidade. Foram abordados temas como técnicas e procedimentos na fiscalização, discussão crítica do conceito de comunidade e definição do espaço público. O objetivo da matéria é instruir os guardas municipais sobre como atuar nas ações de fiscalização em conjunto com a Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Fotos: Ascom/Semscs

O coordenador de Operações e Inteligência, Alexandre Moreira, destaca a importância das aulas. “Queremos integrar os guardas municipais e os fiscais de posturas da Semscs, visando, por meio do ordenamento da cidade, a realização de um plano de convívio seguro”, afirma.

As aulas teóricas foram ministradas no auditório da própria Guarda Municipal e contaram com quatro instrutoras mulheres. Os conteúdos introdutórios ficaram por conta das inspetoras Luiza da Rocha e Maria das Graças. Já o aprofundamento nos assuntos abordados foi feito pela coordenadora geral de Fiscalização de Posturas, Elisangella Melo e pela assessora técnica da diretoria de Convívio Social, Jaclyn Falcão.

A coordenadora geral explicou uma parte do trabalho desenvolvido e comentou sobre a criação do manual de ações integradas entre a Guarda Municipal e a Fiscalização de Posturas, que servirá de tutorial para os guardas sobre como atuarem junto com os fiscais. “Estamos, junto com os guardas, formulando esse manual. Essa primeira turma deixará um legado para as próximas. Podemos ver um resultado muito bom, pois os alunos vão executar, na rua, o que aprenderam e diretamente produziram em sala de aula”, disse a coordenadora.

A turma foi elogiada pela assessora técnica pelo comprometimento durante as aulas. Além disso, ela destacou a importância da aproximação entre as duas frentes de trabalho da secretaria: “A turma foi bastante participativa e demonstrou interesse nos temas abordados em sala. Vejo ainda como um ponto importante a possibilidade de uma relação mais estreita entre a Guarda Municipal de Maceió e a Fiscalização de Posturas, que hoje compõem a Semscs”, diz.

Por parte dos alunos, o clima também é de muita satisfação com a interação. O GM Claudivan da Silva falou sobre a aprendizagem com as aulas: “Recebemos muitas informações coerentes sobre o papel da atividade do fiscal de posturas e pudemos tirar muitas dúvidas sobre o papel do guarda em paralelo a essa demanda de prestação de serviços. Ficou claro que a função da nossa corporação não é apenas fazer a segurança física dos fiscais”.

O GM André Oliveira aprovou os conteúdos e demonstrou querer mais: “As aulas foram muito produtivas. Acho importante aprofundar ainda mais essa disciplina, visto que estamos sempre trabalhando juntos e precisamos nos atualizar sobre a competência de cada servidor, seja guarda, fiscal adjunto ou fiscal de postura”.

O Curso de Formação Básica e Adequação Legal tem buscado capacitar os guardas de uma maneira ampla e atende à matriz curricular determinada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Fonte: Ascom Semscs