O que comemorar neste dia 28, dia do Servidor Público?

A data que deveria ser de alegrias e comemorações, infelizmente tem se transformado em ‘apenas um dia’ para os servidores públicos, principalmente para àqueles que compõem a Guarda Municipal de Maceió.

Sem motivos para comemorar a data, os servidores públicos vêm sendo marcados pelos ataques provocados pelo Governo Federal, como a Reforma da Previdência, a qual retira os direitos dos trabalhadores, além da Lei Complementar Federal 173/2020, que retira os adicionais de tempo de trabalho, licença prêmio, dentre outras gratificações e benefícios dos servidores.

Como se não bastasse, ainda vêm as consequências da Reforma Administrativa, a qual é um verdadeiro desmonte, com objetivo de acabar com a estabilidade do serviço público, reduzindo a presença do Estado, restringindo investimentos e favorecendo a contratação de empresas privadas. Tudo isso acaba resultando na terceirização do serviço público e favorecendo políticos em possíveis trocas de favores.

Trazendo pra nossa realidade, dentro do município de Maceió o servidor público vem amargando há 8 anos sem reajuste salarial, atraso das progressões, dos padrões e até mesmo do 13º salário, previsto na Constituição Federal. Além disso, é grande a desvalorização profissional em seu ambiente de trabalho, pois faltam investimentos e condições dignas de serviço para que os mesmos possam desempenhar suas funções com qualidade.

Diante de tudo isto, o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (SINDGUARDA-AL), legítimo representante da categoria, lamenta profundamente pelos trabalhadores não terem o que comemorar neste dia, mas continuaremos na luta contra esse sistema de governo de destruição dos serviços públicos.

A luta continua e juntos somos mais fortes!

A Direção.