Pauta de reivindicações dos GM’s de Maceió são apresentadas ao novo secretário da SEMSCS

Em reunião realizada nesta sexta-feira (1), entre os Diretores do Sindguarda-AL, Charles Sanches, Nilton Silva, Ricardo Silva, e o novo Secretário de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs), Ênio Bolivar, foram apresentadas pautas de reivindicações dos Guardas Municipais de Maceió.

Dentre os pontos abordados no encontro, estiveram: o desmembramento da guarda da Semscs com reativação do CNPJ; Condições de trabalho, estrutura física da sede da GMM (reforma e ampliação com a construção de ginásio poliesportivo, onde hoje funciona o campo de futebol desativado); Verba uniforme e alimentação; VTR’s (substituição e aumento na quantidade); Equipamentos de proteção individual (EPIs – coletes balísticos, materiais para distúrbio e armas de fogo); Manutenção dos cursos de formação; Criação do Centro de ensino da GMM; Plano de Cargo, Carreiras e Remuneração (PCCR); Serviço remunerado voluntário; Criação da equipe de projetos da GMM; Reparação salarial dos Inspetores; e Fundo municipal de segurança pública revertido exclusivamente para a GMM.

O secretário se comprometeu em analisar todas as reivindicações, mas concordou em reativar o CNPJ e juntar todos os processos pra dar agilidade. Sobre as condições de trabalho, o titular da pasta também acordou todos os quesitos e afirma que está trabalhando para os mesmos se concretizarem, mas que ainda precisa firmar outras parcerias.

Sobre a manutenção dos cursos de formação, Ênio garantiu que este item se trata de um de seus legados, pois mesmo quando não fizer mais parte da secretaria o curso vai continuar com tudo documentado.

Já a cerca da verba destinada aos uniformes, o secretário disse que já existe um processo na Câmara o qual ele têm ciência, e a partir disso, irá tentar contato com alguns vereadores para ver a questão da votação. Já sobre a verba de alimentação, Ênio garantiu procurar o processo.

Assim como os demais itens apresentados, o secretário também reconhece a importância do PCCR, bem como o serviço remunerado voluntário, o qual ele concorda que seja exercido exclusivamente aos guardas, mas infelizmente esbarra nas questões financeiras do município.

De acordo com o secretário, a criação da equipe de projetos da GMM já está em andamento, onde o mesmo já possui nomes. A reparação salarial dos inspetores ficou de ser conversada com o Inspetor geral da guarda, para o mesmo demonstrar suas defasagens salariais.

O titular da pasta informou ainda que o fundo municipal de segurança pública destinado aos guardas municipais de Maceió já está sendo encaminhado através de um convênio firmado entre a Semscs e a SMTT, onde uma porcentagem do valor da notificação dos Gm’s quando estiverem no trânsito, sejam destinadas ao fundo.

O Sindguarda teve uma boa expectativa referente ao secretário, o qual passou uma boa impressão para a entidade, e reconhece a mudança no trabalho do atual secretário, que se mostrou aberto à discussão e realmente quer trabalhar pela categoria.

Ascom Sindguarda-AL

1 Comentário - Comentar