Prefeitura do Rio tem projeto de armar parte da Guarda Municipal a partir do próximo ano

A Prefeitura do Rio tem o projeto de armar parte da Guarda Municipal a partir do ano que vem. A informação foi dada pelo secretário de Ordem Pública, Coronel Paulo César Amendola, em entrevista ao Bom Dia Rio.

De acordo com o secretário, o vereador Jones Moura, que é guarda, vai apresentar no começo do ano que vem a proposta na Câmara Municipal. A proposta chegou a ser apresentada e foi rejeitada pelos vereadores este ano. Porém, segundo Amendola, alguns vereadores já estão convencidos da necessidade do projeto.

“Nós iremos armar parcialmente os guardas municipais. Há uma grande necessidade. A violência que se manifesta na cidade, onde os guardas têm que cumprir a sua missão, muitas vezes se manifesta com agentes do crime armados, e a imprensa tem publicado isso diuturnamente. Por conta disso, a Guarda deve ser armada para a sua própria proteção pessoal e para a proteção dos munícipes, que estão atormentados pela violência que não para”, destacou o secretário de Ordem Pública.

De acordo com a proposta, os guardas já andarão armados a partir do segundo semestre do ano que vem.

“Diz a constituição que o guarda faz a proteção de bens, serviços e instalações públicas. Os bens públicos são praças públicas, são ruas, parques e, nestes locais, existe o cidadão sendo agredido com arma de fogo pelos bandidos. A proteção do bem material é menos importante do que a proteção da vida humana que usufrui dos bens públicos. E por isso o guarda deve ser armado, para a proteção do bem próprio e das pessoas que usufruem o bem público”, defendeu Amendola.

Fonte: G1 RJ