Projeto ‘Vida no Trânsito’ tem o apoio da Guarda Municipal

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participa, a partir das 8h da próxima quarta-feira (28), de um evento realizado pelo Comitê Estadual e Municipal do Projeto Vida no Trânsito (PVT), na Praça Deodoro, no Centro de Maceió. Voltado aos motociclistas da capital, o evento tem como objetivo contribuir para a redução da morbimortalidade no trânsito com diversas ações voltadas à saúde e segurança no trânsito.

No evento, o público-alvo, considerado com maior vulnerabilidade no trânsito, participará de abordagens educativas com temas relacionados à segurança no trânsito e terá acesso à aferição de pressão, vacinação para a prevenção de Tétano e Hepatite B, além de testes de glicemia e outros testes rápidos.

O projeto está associado à SMS por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde integrada à Gerência de Vigilância de Doenças e Agravos Transmissíveis e Não-Transmissíveis (DVDATNT/DVS). As atividades são planejadas e organizadas pelo Comitê, que envolve parceiros como a SMTT, Detran Alagoas, Sest-Senat, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Guarda Municipal de Maceió, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc/AL), Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros e Universidade Federal de Alagoas (Ufal)

Segundo a assistente social e técnica do PVT, Rozali Costa, o evento é de suma importância para sociedade, pois pretende conscientizar e sensibilizar os motociclistas para que eles tenham hábitos seguros. “A ideia é chamar a atenção para a direção com segurança, a utilização dos equipamentos necessários, as normas de trânsito, como forma de prevenir os acidentes, não só com eles, mas com outras pessoas também”, acrescentou.

O evento segue um cronograma trimestral e também está programado para ser realizado no dia 23 de março, na Praça Lucena Maranhão, no Bebedouro, e no dia 18 de abril, no ginásio do Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (CEPA), no bairro do Farol, para o mesmo público.

Fonte: Secom/Alagoas