Sete sindicatos de servidores municipais decidem pelo fim da greve

Lideranças estão favoráveis à proposta da Prefeitura de Maceió que pediu tempo para se certificar das contas do município16/04/2015 11:40

Milton Rodrigues

Os servidores da Prefeitura de Maceió se reúnem, nesta quinta-feira (16), para decidir os rumos da greve que já dura quase dois meses. Representantes de sete sindicatos (Sindguarda, Sincomar, Sindspref, Sineal, Sindfal, Sindsaúde e Sindal) votam hoje para acatar ou não a proposta do prefeito Rui Palmeira (PSDB).

De acordo com Alessandro Fernando, presidente do Sindicato dos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SindSaúde), a ideia é que todos os servidores concordem com a proposta de adiamento até o dia 10 de maio, quando o prefeito deve fechar as contas do município.

Na última reunião realizada com o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, os sindicalistas tiveram acesso as contas da prefeitura e concordaram em esperar o fechamento do quadrimestre. “O prefeito alega por meio da Secretaria de Finanças que a receita compromete 52% da Lei de Responsabilidade Fiscal [LRF]. Assim nós resolvemos dar um voto de confiança e esperar o fechamento”, diz o presidente.

Ainda de acordo com Alessandro, 50% dos serviços continuam funcionando e podem retornar aos 100% ainda a partir de amanhã.

Sinteal

Na contramão das outras classes trabalhadoras, os também servidores do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas (Sinteal) decidiram pela greve, na última terça-feira (14). Com uma pauta voltada para questões nacionais como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a classe briga por pautas nacionais além do reajuste salarial e acaba por divergir das outras.

Fonte: Alagoas 24 Horas