Sindicatos se reúnem e definem assembléia conjunta para tratar reajuste salarial

Em reunião realizada na última terça-feira (9), no Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Maceió (Sindspref), os sindicatos definiram uma data para realização de uma assembléia conjunta.

Na ocasião, estava presente o Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda), representado pelo Presidente Carlos Pisca, e pelo Diretor Ricardo Silva; o Sindspref, o Sindicato dos Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Sindsaúde) e o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (Sindacs). A pauta específica da discussão foi voltada ao reajuste salarial deste ano e do ano passado, o qual ainda não foi repassado pela Prefeitura de Maceió. Ficou acordado entre os sindicatos que a assembléia conjunta será realizada no próximo dia 23 de janeiro, em primeira chamada ás 08h00min e em segunda chamada ás 08h30min, no Auditório do Sindicato dos Bancários, localizado na Rua Barão de Atalaia, Nº 50 Centro. Durante a mesa de negociações unificada será discutido apenas o índice de reajuste. Já as pautas específicas de cada categoria serão abordadas por seus devidos sindicatos.

Para o Presidente do Sindguarda, Carlos Pisca, esta é uma ação importante, pois irá demonstrar junto à categoria a insatisfação com os últimos acontecimentos referentes à Guarda Municipal. Segundo Pisca, um dos assuntos específicos do Sindguarda será o curso de formação para armar os guardas, além das condições de trabalho a qual são submetidos no dia a dia, sem os devidos materiais necessários para melhor desempenhar suas atividades, a exemplo dos equipamentos de proteção individual (EPI).

Outro assunto relevante ao sindicato será a questão Serviço Voluntário Remunerado (Bico Legal), pois com a informação repassada pela Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS), referente à contratação de 150 pessoas para auxiliar os fiscais, o Sindguarda vê a possibilidade de destinar este recurso para investir nos Guardas Municipais. O Plano de Cargos e Carreiras (PCC) será outra pauta importante a ser tratada, onde o sindicato e a maioria dos guardas não tiveram acesso. De acordo com Pisca, é necessária uma análise do projeto, para que em conjunto, sejam dadas as opiniões que garantam melhorias á categoria.

Os Sindguarda irá visitar todos os postos de serviços e grupamentos, conscientizando o guarda e reforçando a fundamental importância da presença de todos durante os atos realizados, para juntos lutarem e conquistarem seus direitos.

Ascom Sindguarda/AL