Confira o passo a passo de como participar do projeto Bolsa Formação 2023

O Projeto Bolsa Formação está prestes a abrir suas inscrições, e aqui estão todas as informações essenciais que você precisa saber. As inscrições acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro de 2023, das 00h até às 23h59min. O projeto oferece cursos específicos divididos em dois ciclos: O ciclo 1 se inicia em 09 de novembro e encerra em 30 de novembro e o ciclo 2 se inicia em 16 de novembro e encerra em 07 de dezembro.

Na inscrição você terá essas opções de cursos para escolher:

1. Susp e o Enfrentamento da Desigualdade Racial no Brasil (EAD);
  2. Segurança Pública e Meninas: do Enfrentamento ao Protagonismo Feminino na Prevenção e Redução das Violências (EAD);
  3. O Estado Democrático de Direito e os Profissionais do Sistema Único de Segurança Pública (Susp) – (EAD);
  4. Os Municípios e a Prevenção da Violência: o Papel da Guarda Municipal (EAD);
  5. Tecnologias Aplicadas à Segurança Pública (EAD);
  6. Curso de Introdução à Atividade de Inteligência (Presencial) (Somente mediante indicação. Não selecionar se não tiver sido comunicado previamente sob risco de não conseguir se inscrever nos cursos abertos).

A classificação dos candidatos e a matrícula no curso escolhido serão realizadas nos dias 07 a 08 de novembro de 2023 e os candidatos poderão companhar o resultado no módulo Sisfor-Pronasci. Os aprovados nos cursos receberão a parcela da Bolsa Formação até o dia 22 de dezembro de 2023. Confira a seguir a documentação necessária para inscrição, conforme o Decreto Nº 11.436, de 15 de março de 2023:

1. Cópias dos 3 últimos contracheques, comprovando uma remuneração mensal bruta de até R$ 15.000,00 (quinze mil reais). Observação: No cálculo da remuneração mensal bruta, serão excluídos os valores referentes à gratificação natalina, férias e verbas indenizatórias;
  2. Certidão Negativa de Antecedentes Criminais da Justiça Federal, disponível aqui;
  3. Certidão Negativa de Antecedentes Criminais da Justiça Estadual, disponível aqui;
  4. Certidão Negativa de Infração Administrativa (Documento da Corregedoria ou Unidade de Justiça e Disciplina da Instituição). Deverá ser fornecido mediante a vontade do interessado em participar do Projeto Bolsa Formação). Verificar localmente junto a administração ou Comando como solicitar;
  5. Relatório de Dívidas Inscritas no Cadin Federal, disponível aqui. (não pode estar na dívida ativa com o Governo Federal. caso esteja, busque regularizar até a data da inscrição);

Toda a documentação deve ficar guardada em uma pasta digital, pois as inscrições serão realizadas dentro da plataforma do Sinesp Segurança em https://seguranca.sinesp.gov.br/ clicando no Ícone do SISFOR-PRONASCI que estará disponível na tela principal do sistema e no Menu Minha Conta no topo da tela onde aparece o nome. SOMENTE APÓS A INSTITUIÇÃO ESTAR APTA COM A ADESÃO AOS PROJETOS BOLSA FORMAÇÃO E PRONASCI.

Em caso de dúvidas relacionadas ao SISFOR, entre em contato pelo e-mail: pronasci@mj.gov.br ou visite a página oficial do Projeto Bolsa Formação no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública clicando aqui. Para questões relacionadas à Rede EAD Senasp, como cursos e certificados, entre em contato via e-mail: ead.senasp@mj.gov.br. Problemas com o Sinesp Segurança, como contas, cadastro e senhas, podem ser resolvidos através dos seguintes canais de atendimento:

CONTAS, PRÉ-CADASTRO E ATUALIZAÇÃO CADASTRAL:
Para acessar o Sinesp Segurança os servidores dos órgãos de Segurança Pública precisam ter uma conta no sistema obtida através do pré-cadastro a ser validada pelo Cadastrador Autorizador da instituição, devendo manté-la senpre atualizada. Segue tutoriais orientando a obter e atualizar a conta:
Manual de Pré-Cadastro
Manual de Atualização Cadastral