Crivella quer Guarda Municipal armada no Rio

A questão do armamento ou não da Guarda Municipal voltará, em breve, e com força total, a ser debatida na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. O projeto de lei será apresentado novamente por um grupo de parlamentares liderado por Jones Moura (PSD). O diferencial é que, agora, o assunto contará com o apoio do prefeito Marcelo Crivella. O Poder Executivo Municipal, inclusive, mandará à Câmara uma emenda com detalhes de como será o armamento dos guardas. A informação é da jornalista Berenice Seara, do ”Extra”.

Na próxima quarta-feira (26/08), Gutemberg Fonseca, secretário municipal de Ordem Pública, vai detalhar e apresentar argumentos para tentar convencer os parlamentares acerca do projeto. O objetivo da Prefeitura é que o PL seja votado o mais rápido possível.

Em caso de aprovação, os guardas municipais do Rio receberão treinamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A parceria, inclusive, arquitetada pelo senador Flávio Bolsonaro, já foi assinada. As primeiras armas, cerca de 150 pistolas, foram doadas pela PRF, em junho.

O projeto da Secretaria de Ordem Pública (Seop) prevê 500 guardas municipais por ano preparados para usar armamento. Eles serão selecionados de acordo com seus respectivos desempenhos. Os nomes sempre serão levados à Câmara. Após a realização de um teste psicotécnico, eles farão um curso de capacitação que terá 600 horas-aula, com duração entre 6 e 8 meses.

Terminado o período de treinamento, eles passarão por um novo teste psicotécnico e por uma prova prática na PRF. Os aprovados terão seus nomes levados ao Poder Legislativo.

Fonte: Diário do Rio