GRANDE VITÓRIA: Proposta dos Guardas Municipais no Brasil Participativo termina entre as 5 mais votadas

A mobilização e união dos Guardas Municipais de todo o Brasil resultaram em mais uma grande vitória para a categoria. Nesse domingo, 16, foi encerrada a consulta pública feita pelo Governo Federal sobre projetos que serão analisados no Plano Plurianual e a proposta dos GMs, construída e apresentada pela FENAGUARDAS, terminou entre as 5 mais votadas, de mais de 8 mil que foram protocoladas por várias categorias no Brasil Participativo.

No total, foram 75.382 votos contabilizados para a proposta apresentada por Rejane Soldani, diretora Jurídica da FENAGUARDAS, sendo esta a mais votada na área da Segurança Pública. Nas últimas semanas, a Federação e seus sindicatos associados intensificaram a mobilização para que tanto os guardas municipais quanto a sociedade ajudassem nessa votação.

O objetivo do projeto é trazer Segurança Jurídica ao trabalho dos Guardas Municipais, garantindo que a categoria exerça suas atividades sem nenhum tipo de questionamento ou impedimento. Para isso, a FENAGUARDAS protocolou a proposta no Brasil Participativo pedindo a inclusão dos GMs no inciso VII do Caput do artigo 144 da CF/88, como força policial.

Essa é uma luta que vem sendo travada nos últimos anos e a Federação tem buscado todos os caminhos possíveis e necessários para sensibilizar o Congresso e o Governo Federal sobre a importância de atendimento dessa pauta.

“Em nome de toda a diretoria e dos nossos sindicatos filiados, agradecemos a cada um dos GMs que deu sua contribuição, aos familiares, aos amigos, à sociedade civil em geral, bem como à classe política que também participou e apoiou. Foi uma grande e bonita mobilização nacional, que resultou na concretização do objetivo. Parabéns a todos”, afirma Luiz Vecchi, presidente da FENAGUARDAS.