Guarda Municipal de Jundiaí vai acompanhar mulheres com medida protetiva 24 horas por dia

A Guarda Municipal de Jundiaí (SP) vai acompanhar 24 horas por dia as mulheres que têm medida protetiva na cidade. A ação ganhou o nome de “Patrulha Guardiã Maria da Penha”.

O Ministério Público vai encaminhar para a GMJ todas as informações sobre casos de mulheres que foram vítimas de violência e conseguiram medida protetiva na Justiça. A Guarda vai fazer o monitoramento e também o atendimento de todas essas mulheres.

Em Jundiaí, nos primeiros três meses do ano, a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) recebeu quase 700 denúncias. Por conta disso, a cidade aderiu ao programa.

Segundo a guarda municipal Andreia Melo Pontes, que é coordenadora do projeto, os agentes passaram por diversos treinamentos e mesmo agora, com a aplicação do projeto, vão continuar treinando para buscar qualificações e um trabalho mais efetivo.

Andreia diz ainda que a mulher pode aceitar ou não participar do programa e que a Guarda vai primeiro analisar a medida protetiva de cada vítima para entender a violência sofrida e o grau de risco.

“Vamos receber [as informações sobre o caso], fazer uma análise da medida protetiva, que tipo de medida protetiva é, vamos entrar em contato, fazer uma primeira visita e dizer que estamos aqui para auxiliar e fazer essa fiscalização. Se ela aceitar, vamos fazer alguns questionários para entender que tipo de violência ela sofreu e qual o grau de risco que ela corre para então elaborar de que forma ela vai ser assistida”, explica.

Fonte: G1 Sorocaba e Jundiaí

Compartilhar

Publicar comentário