Guarda Municipal de Pilar tem projeto habilitado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública

Foto: assessoria

Pilar já figurou entre as dez cidades mais violentas do mundo. Mas foi com a Prefeitura investindo não apenas em segurança pública, mas também em educação, infraestrutura, esporte e lazer, que a cidade viu os índices de criminalidade reduzirem drasticamente, em mais de 65%. Foram 41 crimes de homicídio registrados em 2017, contra 14 no ano passado, com a Guarda Municipal desempenhando um papel preponderante nesta mudança. Para aumentar ainda mais a sensação de segurança entre os pilarenses, a Guarda vai fortalecer a atuação no entorno das 27 unidades de ensino com a Ronda Escolar e nos pontos turísticos da cidade, com o projeto Segurança Interativa.

Nesse sentido, o diretor-geral da Guarda, coronel PM Robson Cavalcante, busca a aquisição – mediante financiamento do Fundo Nacional de Segurança Pública – de dois veículos para serem utilizados como base móvel comunitária. O diretor explica que a proposta para compra dos automóveis tipo furgão (orçados em R$ 1.168.000,00) já foi habilitada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

“O Ministério analisou quase 500 cadastros. Agora, aguardamos a divulgação das propostas classificadas. Essa fase antecede a etapa de análise técnica. Já a assinatura para confirmar o instrumento de financiamento deve acontecer no próximo mês de agosto”, explica Cavalcante.

A outra proposta da Guarda, por sua vez, diz respeito às escolas. Com ela, o Município pretende adquirir um veículo tipo SUV (avaliado em R$ 370 mil), que irá se somar a outras duas viaturas adquiridas com recursos do próprio município para as atividades de patrulhamento. A proposta de Pilar está entre as 132 já classificadas. “Neste caso, aguardamos a relação das diligências a serem realizadas, já que a assinatura depende exatamente desse trabalho de averiguação”, emenda o gestor da Guarda, destacando o alcance, inclusive social, das iniciativas.

A instituição se destaca pelas ações de prevenção no município, onde a filosofia de proximidade, a aquisição de equipamentos modernos e a política de permanente valorização do servidor fazem da Guarda uma referência nacional. Foram os agentes de Pilar, inclusive, os primeiros a participarem de curso de formação realizado pela Academia de Polícia Civil de Alagoas.

“Sabemos que a sensação de segurança também contribui para a atração de mais investimentos, impulsionando, dessa forma, não apenas o turismo, mas também outras atividades capazes de movimentar a economia local e, consequentemente, gerar emprego e renda. Estamos entre as poucas Guardas do Brasil a cumprir todos os requisitos constantes nos editais do Ministério da Justiça, o que nos é motivo de orgulho. E continuaremos atuando, de forma integrada, para promover a cultura da paz em nossa cidade, indo além da proteção ao patrimônio público, para fortalecermos cada vez mais, inclusive com ações socioeducativas, a confiança mútua entre o cidadão e o profissional de segurança”, conclui o diretor da Guarda Municipal de Pilar.

*Assessoria