Guarda Municipal recebe armas de choque

Os agentes da Guarda Civil Municipal de Santa Fé do Sul receberam da Prefeitura da cidade três armas de choque (não letais) para reforçar o trabalho durante a fiscalização do patrimônio público, segurança dos cidadãos e também do trânsito na cidade.

A entrega aconteceu em um evento na quarta-feira, 8 e a arma, denominada Spark, é da categoria elétrica incapacitante, cuja ação dura apenas cinco segundos. Passado esse tempo, ela é automaticamente travada.

De acordo com a Guarda, os servidores passarão por duas etapas antes de utilizarem os equipamentos. Na primeira etapa, eles serão avaliados por médico e psicólogo e na segunda etapa por treinamento e capacitação para uso do equipamento com o instrutor João Luiz Flausino, também Guarda Civil Municipal.

Os equipamentos incapacitantes podem ser utilizados pela GCM, de acordo com a Lei Federal n° 13.022/2014.

No evento, João Luiz explicou que durante o treinamento os servidores passarão pela parte de sensibilização, recebendo o disparo no próprio corpo para sentir o efeito do dispositivo. Na oportunidade, o prefeito Ademir Maschio fez o compromisso de adquirir em 2018 duas novas viaturas equipadas e mais três pistolas spark Z 2.0.

O comandante da Guarda Municipal Everson Merighi Pinha disse que o uso do dispositivo irá trazer mais segurança à população e também aos servidores da corporação. “Agradeço o prefeito Ademir, que apesar das dificuldades econômicas do país e do nosso município, tem olhado e atendido as necessidades da Guarda”.

A Spark é um dispositivo elétrico incapacitante, com alcance de até oito metros e 50 mil watts, que emite pulsos elétricos que atuam sobre o sistema neuromuscular, causando desorientação, fortes contrações musculares e queda do indivíduo, permitindo a incapacitação temporária do agressor. Dispõe de comandos de acionamento ambidestro e sistema de ejeção automática do cartucho. O disparo é realizado através do acionamento do gatilho de ação progressiva que, ao ser pressionado, permite que o dispositivo emita pulsos elétricos por um período de 5 segundos.

Fonte: Diário da Região

Compartilhar

Publicar comentário