Negociação não avança e servidores de Maceió continuam sem previsão de reajuste salarial

O presidente do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Carlos Pisca, participou de uma reunião com o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió e o secretário de Economia, João Felipe, a secretária de Gestão, Rayanne Tenório, e o secretário de Governo, Francisco Sales. O encontro teve como objetivo tratar da reposição salarial dos servidores, mas não houve avanço.

De acordo com Carlos Pisca, “o servidor está há bastante tempo sem reajuste, com o salário estagnado. Não vamos aceitar ficar sem reposição salarial, porque a Prefeitura de Maceió tem condições de comportar 11% de reposição salarial”.

A reunião foi mais uma tentativa de negociação, porém os representantes do município informaram que  a Prefeitura não dispõe de caixa nem para repor a inflação. A proposta na mesa de negociações- por enquanto- é zero de reajuste. A Prefeitura disse que o gasto com a folha de pagamento é de 55,58%, acima do recomendado pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

O Movimento Sindical contratou uma consultoria independente, para avaliar a saúde financeira dos cofres de Maceió. A Massayó Contabilidade concluiu que, no primeiro bimestre deste ano, a capital registrou superávit orçamentário de R$ 126,3 milhões e um resultado primário de R$ 128,5 milhões.

O escritório contábil fez o levantamento das contas da prefeitura e encontrou que a prefeitura só tem o comprometimento de 37,73% com a folha de pagamento.

O Sindguarda, junto com os demais sindicatos, fez um contraponto à fala do secretário de Economia. Então, foi formada uma comissão dos servidores públicos, a qual tem como representante do Sindguarda, o presidente Carlos Pisca; do Sindspref, Sidney; do SindSaúde, Alessandro; e do Sindacs, Maurício, além de Diego, técnico do escritório contábil.

Essa comissão vai se reunir com a secretaria de Economia para cruzar os números do Movimento Sindical com os da Prefeitura para, a partir daí, avaliar se um percentual de aumento pra o servidor público.