NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Guardas Civis Municipais do Estado de Alagoas (Sindguarda-AL) vem a público prestar esclarecimentos referentes ao incidente ocorrido na quarta-feira, dia 06, no bairro de Ipioca.

Neste dia, nossos agentes, em conjunto com o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT), estavam executando uma operação determinada pela Prefeitura de Maceió, cujo objetivo era fazer a segurança dos fiscais durante a notificação de constrções e obras sm situação irregular no litoral norte.

Lamentavelmente, durante o cumprimento de suas obrigações, os Guardas Municipais foram impedidos de avançar devido à obstrução da passagem por dois veículos. Inicialmente, nossos agentes buscaram um diálogo pacífico com os proprietários dos veículos, solicitando a liberação da via. No entanto, esse apelo não foi atendido.

Infelizmente, a situação escalou e culminou em desacatos e agressões direcionadas aos nossos servidores municipais. Um dos Guardas Municipais foi vítima de agressão física, levando um soco no rosto e uma mordida no braço.

Em conformidade com a Lei 13.022, que regula a atuação das Guardas Municipais e preza pela preservação da ordem pública e segurança dos cidadãos, nossos agentes tiveram que fazer uso da força para cessar uma agressão injusta, uma vez que o agressor estava visivelmente alterado.

O suspeito das agressões foi detido e encaminhado à delegacia para prestar esclarecimentos às autoridades competentes. O Sindguarda-AL expressa sua solidariedade irrestrita a todos os Guardas Municipais envolvidos neste incidente e reforça seu compromisso em disponibilizar serviços de assessoria jurídica, caso necessário, para apoiar nossos servidores.

Estamos à disposição para tomar todas as medidas necessárias para garantir que a justiça prevaleça e que nossos Guardas possam continuar desempenhando suas funções de maneira segura e eficaz em prol da comunidade.

Direção do Sindguarda-AL