Parceria entre Sindguarda/AL e Secretaria de Administração em Maceió viabiliza teste de avaliação psicológica para 200 guardas municipais da capital

Foi realizada na manhã da última quarta-feira (09) na sede da Guarda Municipal, uma reunião com os representantes do SINDGUARDA, da SEMSC e com os 200 guardas que irão participar das 2 etapas do curso para aquisição do porte de arma.

Na oportunidade a Secretária de Segurança Municipal e Cidadania (SEMSC) Mônica Suruagy e de seu secretário adjunto estiveram presentes no evento. De acordo com o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas, Carlos Pisca, os cerca de 200 Guardas irão participar do teste das avaliações psicológicas aplicado pela Psicóloga credenciada pela Polícia Federal. Já as provas de tiros de acordo com a grade curricular do Ministério da Justiça, da mesma forma será realizada as provas de tiros por instrutores de tiro da Polícia Federal. Prova estas à ser realizado no Stand de tiro na superintendência da Polícia Federal em Alagoas no bairro do Jaraguá. Após essas avaliações os 200 Guardas que forem aprovados estarão aptos ao porte de arma.

Para isto, foi publicado no dia 11 de dezembro de 2015 no Diário Oficial do Município o calendário das avaliações psicológicas, que ficou da seguinte forma durante os dias 14, 15, 16, 17 e 18 na sede da Guarda Municipal no conjunto Joaquim Leão, conforme horário publicado no Diário Oficial. O SINDGUARDA /AL e a Secretaria de Administração de Maceió fecharam uma parceria para custear as avaliações psicológicas dos Guardas Municipais de Maceió.

Os testes estão avalizados em cerca dos 16 mil reais, com a parceria esse valor foi dividido, ficando um valor de 8 mil reais para o SINDGUARDA e outros 8 mil para a Secretaria de Administração da Maceió. Na avaliação do presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Alagoas Carlos Pisca, o curso com os 200 guardas será importante para o desenvolvimento do profissional no dia a dia, pois os mesmos passarão a ter condições de fazer a proteção do patrimônio público e de toda a população da cidade de Maceió.

Para a Guarda Municipal Aline Rodrigues de 37 anos, umas das participantes da avaliação psicológica, realizada na manhã desta segunda-feira na sede da Guarda Municipal, a arma é fundamental e serve para inibir a ação dos criminosos. Ainda segundo ela, a avaliação psicológica é de extrema importância para cada profissional, pois os Guardas têm que estar preparados para operações inesperadas.

De acordo com a secretária de Segurança Municipal e Cidadania, Mônica Suruagy, o processo de aprovação do uso da arma de fogo se encaminha desde 2009. “Como gestora me sinto contemplada pela aprovação da lei que permite o uso da arma de fogo para os guardas do estado.” Destaca a secretária. A lei 13.022 foi aprovada em 2014 e ainda está em estado de adequação, só passará a entrar em vigor em agosto do ano que vem.