Prefeitura de Maceió propõe reajuste de 5,79% a partir de agosto de 2023

Em audiência pública realizada na tarde desta terça-feira (14), na Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Maceió apresentou a seguinte proposta para a data-base dos servidores: Reposição inflacionária de 5,79% a partir do mês de agosto de 2023, sem retroativo.

Para o consultor jurídico do Sindguarda, Charles Sanches, as perdas salariais indicam alta defasagem no poder de compra dos servidores. “O prefeito JHC firmou um compromisso de valorização dos servidores públicos e ainda não vimos nenhuma inclinação neste sentido. O pouco que conseguimos desde o início da gestão foi fruto de muita luta. Não vamos aceitar essa proposta”.

Os sindicatos vão apresentar as contra-propostas até o final deste mês. A primeira reunião de negociação será realizada dia 28 de fevereiro.

A proposta da administração foi apresentada pelo secretário de Gestão, Ivan Carvalho, durante audiência pública promovida pela Comissão de Administração e Assuntos Ligados ao Servidor Público.

O secretário de Economia, João Felipe Borges, apresentou os números fiscais e financeiros da Prefeitura. Segundo ele, o município pode ter uma perda de R$ 154 milhões de repasse. “Se cair na participação das capitais, é um desafio, É algo que nos liga o alerta. Ele praticamente anularia a nossa capacidade de investimento. Se o FPM cair praticamente zeraria o investimento público com recurso próprio”.

____

Vereadores presentes na audiência: Joãzinho (Podemos), Leonardo Dias (PL), Dr. Valmir (PT), João Catunda (Progressistas) e Teca Nelma (PSD)

Dirigentes sindicais presentes na audiência: Genesio Moura, Nilton Silva, Elinaldo Gomes e Charles Sanches.