Recomposição salarial: Prefeitura de Maceió aumenta proposta em apenas 0,21% e sem retroativo

Em reunião na Mesa de Negociação Permanente, nesta sexta-feira (24), a Prefeitura de Maceió apresentou uma nova proposta: 6% com pagamento em julho, mas sem retroativo. A nova proposta representa um aumento de apenas 0.21% em relação ao percentual anterior, que foi de 5.79% com pagamento para agosto e também sem retroativo.

A proposta não contempla nem a metade do que foi apresentado pelo Movimento Unificado Sindical: 15% de recomposição salarial. Para o presidente do Sindguarda Alagoas, Carlos Pisca, o número proposto pela gestão não atende a iniciativa de valorização do servidor público, uma promessa de campanha do prefeito JHC (PL).

“O poder de compra do servidor caiu consideravelmente e isso precisa ser considerado pela prefeitura. Os 15% que estamos pedindo é pra tentar amortizar um pouco essa defasagem salarial. É importante esse diálogo entre prefeitura e movimento sindical, mas não chegamos a um denominador comum, 6% ainda é pouco”, afirmou Pisca.

Perdas acumuladas de 7,5%

No primeiro ano da gestão JHC, o IPCA registrou índice de 4,52% e a prefeitura deu 3% de recomposição – ficou 1,52% de perda. No segundo ano, a prefeitura deu 4%, mas o índice do IPCA foi 10% – então foi registrado 6% de perda. Somando 1,52% + 6%, chega-se ao número de 7,52% de perdas acumuladas.

Somando as perdas dos últimos dois anos com o IPCA  deste ano, chegasse ao número de 13,51% para recomposição. Com isso, os servidores querem os 13,31% de recomposição de perda salarial, mais 1,69% de ganho real, totalizando 15%.

Este ano, a primeira proposta da gestão foi 5,79%, igual ao índice do IPCA, para agosto. Hoje, apresentou 6% de reajuste para julho. As duas propostas não têm retroativo.