Trinta e dois guardas municipais de Maceió recebem carteira funcional de porte de arma

Capacitados e habilitados. Trinta e dois guardas municipais de Maceió receberam a carteira funcional de porte de arma. O documento foi entregue nesta quarta-feira (14), no auditório da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Serviço Social. Eles também receberam o certificado de conclusão do Curso de Armamento e Tiro para habilitar o guarda a portar arma de fogo.

Para o diretor do Sindicato dos Guardas Civis Municipais de Alagoas (Sindguarda-AL), Nilton Silva, a entrega das carteiras representa um avanço não só para a Guarda Municipal da capital, como para todas as guardas do Brasil. “O guarda municipal cuida da vida dos munícipes. É a categoria que está mais próxima do cidadão no dia a dia e, por isso, precisa estar bem equipada para qualquer ocorrência”.

O curso teve duração de 160 horas, distribuídas ao longo de quatro meses – as aulas foram realizadas na Semscs e na Central das Armas. Vale ressaltar que o curso tem o aval da Polícia Federal, seguindo todos os trâmites exigidos pela lei.

Carlos Guido, atual secretário que está à frente da Semscs, destacou que quer continuar mantendo um diálogo aberto com a categoria. “Para mim, é uma honra entregar esse certificado para os guardas municipais. Meu objetivo é levar a guarda para um nível mais alto, com os profissionais sendo cada vez mais valorizados”.

Já o inspetor-geral da GCM, Jamerson Oliveira, disse: “Fico feliz em chegar em um momento igual a esse, porque o país todo está discutindo a função da Guarda – enquanto uns dizem que é patrimônio, a gente sabe que vai mais além, que o principal patrimônio do município, na verdade, é o cidadão. Enquanto se discute, a gente não para. O pessoal está muito dedicado e estamos felizes com a empolgação deles, em dar mais esse passo. A Guarda Municipal de Maceió cresce como um todo”.