Viana terá Guarda Municipal a partir do ano que vem

A exemplo das vizinhas, Vitória, Vila Velha e Serra, a Prefeitura de Viana anuncia que terá Guarda Municipal para auxiliar na segurança do município. A previsão é de que 50 integrantes irão compor a guarda por meio de Concurso Público. O edital deve ser publicado em breve e a Guarda deve começar a atuar no início de 2018.

De acordo com o prefeito Gilson Daniel, o objetivo é reforçar as ações de segurança no município. “Nunca houve uma Guarda Municipal em Viana e contar com mais essa ferramenta reforça o trabalho de segurança. Já atuamos em conjunto com a PM, por meio da Central de Videomonitoramento e, com a Guarda, essa parceria trará ainda mais resultados”, disse.

O município tem apostado em ferramentas  que somam às ações de segurança e que já trouxeram resultados expressivos, como períodos sem registros de homicídios em Viana. Como  no inicio deste ano, quando Viana completou 70 dias sem nenhum registro de homicídio.  Uma redução de 25% no comparativo entre os os períodos de janeiro a abril de 2016 e 2017.

De acordo com Daniel, os resultados são frutos da parceria com a Polícia Militar, Civil e Ministério Público bem como ao trabalho de iluminação pública, a Central de Videomonitoramento, o aplicativo para denúncias ‘Sentinela Viana’, além das readequações de espaços públicos como praças do município, por exemplo.

“Realizamos a substituição de lâmpadas de sódio por lâmpadas de vapor metálico, que tem maior capacidade de iluminação por meio do Programa Cidade Luz. Um investimento de mais de R$ 3 milhões que reflete diretamente na segurança pública”, pontua o prefeito.

Além da reestruturação na iluminação da cidade, a ampliação dos serviços da Central de Videomonitoramento e a criação de um aplicativo de segurança, o Sentinela Viana, utilizado para denúncias de crimes, foi determinante para redução de homicídios na cidade. O diálogo também tem sido uma ferramenta constante nas ações de reforço da segurança em Viana.

Fonte: ESHoje

Compartilhar

Publicar comentário